Notícia

2021-04-28 00:00:00.0

Promoverá a atividade física e o esporte com meninas e jovens da capital espanhola para evitar o abandono em determinadas faixas etárias

A Iberdrola e a Prefeitura de Madri promovem o programa “Meninas, o esporte torna vocês poderosas”

  • A participação feminina em jogos esportivos municipais não passa de 20 % e, nas escolas onde são promovidos, se limita a 37 %, conforme dados da Prefeitura
  • Mais de 5.000 meninos e meninas de 10 escolas de ensino médio localizadas em 5 distritos de Madri participarão de colóquios e conferências de atletas liderados por esportistas que colaboram com a Iberdrola. As atletas profissionais Elena García Griumau e Lucía Rodríguez Montero deram a primeira conferência no centro esportivo Cerro Almodóvar do bairro madrileno de Santa Eugenia, distrito de Villa de Vallecas.
  • A assinatura do convênio contou com a presença da vice-prefeita de Madri, Begoña Villacís, da secretária da área de esporte, Sofía Miranda, e de Elisa Yarte, responsável pelos patrocínios e marca global da Iberdrola

A Iberdrola e a área de esporte da Prefeitura de Madri assinaram um convênio de colaboração para promover a prática esportiva entre meninas e jovens com idades entre 12 e 24 anos da capital. Com o programa “Meninas, o esporte torna vocês poderosas”, este acordo amplia o compromisso de ambas as entidades com o objetivo de evitar o abandono das atividades físicas e do esporte por parte de meninas e jovens.

Conforme dados da Prefeitura, as meninas e jovens dessas idades deixam de praticar esporte mais do que os meninos e rapazes por diferentes razões. A participação feminina nos jogos esportivos municipais não passa de 20 % e, nas escolas onde são promovidos, fica em 37 %, sendo a presença de mulheres em órgãos de direção e de gestão esportiva de 10 %.

A assinatura do convênio aconteceu no centro esportivo Cerro Almodóvar de Madri (bairro de Santa Eugenia, distrito de Villa de Vallecas) e contou com a presença da vice-prefeita de Madri, Begoña Villacís, da secretária da área de esporte da Prefeitura, Sofía Miranda, e de Elisa Yarte, responsável pelos patrocínios e marca global da Iberdrola. Além disso, as atletas profissionais Elena García Grimau e Lucía Rodríguez Montero fizeram uma conferência onde destacaram a importância de sua etapa de formação.

Participarão do projeto 5.000 meninos e meninas de 10 escolas de ensino médio (IES) de 5 distritos de Madri, onde serão realizados colóquios e conferências dados por atletas sugeridas pela Iberdrola: IES Santa Eugenia, IES Villa de Vallecas, IES Gran Capitán, IES Antonio Fraguas Forges, IES Santa Marca, IES Ramiro de Maeztu, IES Manuel Fraga Iribarne, IES Arturo Soria, IES Joaquín Rodrigo, Colegio El Cid.

“A Iberdrola aposta desde há anos na promoção do esporte feminino com a convicção de que, através de nossas atuações, lutamos pela igualdade de oportunidades. Com parcerias e programas como este, queremos contribuir para conscientizar meninas, jovens e suas famílias sobre a importância de manter a vinculação com o esporte à medida que crescem”, explica Elisa Yarte, responsável pelos patrocínios e marca global da Iberdrola.

Por sua parte, a secretária da área de esporte da Prefeitura de Madri, Sofía Miranda, destacou “a importância do apoio de organizações como a Iberdrola para consolidar o auge do esporte feminino em nossa cidade. Com este programa, focado exclusivamente no fortalecimento do esporte de base, queremos promover a visibilidade de referências para meninas e jovens e continuar desenvolvendo um tecido educacional e social que favoreça sua permanência no mundo do esporte”.


Iberdrola, pioneira no incentivo ao esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres tornou-se uma alavanca fundamental para a Iberdrola, assim como a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores essenciais. Em 2016, a Iberdrola se converteu na primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a Companhia patrocina 16 federações: ginástica, triatlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hockey, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surf, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, e a promoção e o patrocínio de iniciativas por parte da Iberdrola contribuíram para ampliar em 39 % o número de atletas federadas nas referidas disciplinas – chegando a mais de 300.000 mulheres –, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal