Notícia

2019-10-10 00:00:00.0

Os Prêmios ao Fornecedor do Ano 2019 destacam a contribuição de 11 empresas colaboradoras no compromisso da empresa em liderar a transição energética

A Iberdrola reconhece seus fornecedores na Espanha, aos quais realiza compras por mais de 1,5 bilhão de euros ao ano

  • O Prêmio Especial ao Melhor Fornecedor 2019 foi para a empresa Eiffage Energía e a FCC Industrial foi reconhecida pela sua colaboração no atendimento de emergências na Comunidade Valenciana e Múrcia durante as últimas chuvas torrenciais do fenômeno conhecido como “Gota Fria”
  • Ángeles Santamaría, Diretora Executiva da Iberdrola España, enfatizou que a empresa “continuará sendo um motor de crescimento industrial na Espanha, exercendo um efeito indutor entre os fornecedores que nos acompanham na nossa aposta em liderar a transição energética, a qual se baseia em fortes desenvolvimentos e investimentos em energias renováveis e redes inteligentes, armazenamento em grande escala e transformação digital”

A Iberdrola entregou hoje seus Prêmios ao Fornecedor do Ano na Espanha 2019. O reconhecimento neste ano foi dado a 11 empresas colaboradoras da Companhia no desenvolvimento de sua estratégia para uma economia descarbonizada, com base em fortes investimentos em energias renováveis e redes de distribuição, cada vez mais inteligentes, projetos de armazenamento em larga escala e o compromisso em soluções inovadoras para seus clientes.

Com estes prêmios, a Iberdrola reconhece o papel fundamental da cadeia de valor na realização dos projetos estratégicos do Grupo, salienta a relevância de criar um ecossistema de fornecedores que trabalham com os mesmos objetivos e reitera o compromisso de incentivar a gestão empresarial em aspectos como o desenvolvimento sustentável, segurança e qualidade, inovação, internacionalização e criação de empregos.

Em 2018, a Iberdrola fez compras relacionadas com equipamentos, materiais, obras e serviços por mais de 1,5 bilhão de euros de mais de 5.000 fornecedores na Espanha. Na Espanha, 85% destas compras foram feitas de fornecedores locais, uma porcentagem alinhada com a média do Grupo no mundo.

O evento da entrega destes reconhecimentos ocorreu nesta tarde na Torre Iberdrola de Bilbao e foi presidido por Ángeles Santamaría, Diretora Executiva da Iberdrola Espanha, acompanhada pelo Diretor de Compras e Seguros da Iberdrola, Asís Canales. Também estiveram presentes mais de 250 convidados, entre eles numerosos representantes das empresas fornecedoras com as quais a Iberdrola colabora na Espanha.

Em seu discurso, Ángeles Santamaría ressaltou que “as nossas empresas colaboradoras desempenham um papel fundamental na consecução dos nossos objetivos. Sem vocês e sem os nossos funcionários não teria sido possível chegar até aqui: depois de quase 20 anos avançando em nosso compromisso com uma energia de futuro, a Iberdrola hoje é uma das empresas líderes em energias renováveis no mundo e mantém um compromisso firme de liderar uma transição energética que configure um modelo energético onde o bem-estar das pessoas e a preservação do planeta sejam prioritários”.

“Unidos estamos conseguindo chegar mais longe, enfrentar projetos mais ambiciosos, superar barreiras, abrir novos mercados, construir um futuro mais sustentável e competitivo, promovendo as energias renováveis, implementando mais redes e mais inteligentes e oferecendo produtos e serviços adaptados às necessidades dos nossos clientes e da sociedade”, afirma Ángeles Santamaría.

Da mesma forma, destacou que “o compromisso da Iberdrola é continuar sendo um motor de crescimento industrial nos países onde está presente, exercendo um importante efeito indutor em um crescente grupo de empresas que acompanham a Companhia no seu desafio de liderar a transição energética na Espanha”. A estratégia renovável da Iberdrola na Espanha prevê a instalação de 3.000 novos MW renováveis até 2022 na Espanha e até 10.000 MW em 2030, bem como investimentos em digitalização na sua rede de distribuição, armazenamento em grande escala e na criação de novos produtos e serviços. Este plano, além de contribuir para a luta contra as mudanças climáticas, criará oportunidades industriais no tecido empresarial espanhol e permitirá a geração de até 20.000 empregos na Espanha.

 

Reconhecidas pela sua excelência, criação de empregos e internacionalização

Os Prêmios Iberdrola ao Fornecedor do Ano 2019 na Espanha têm 10 categorias, que reconhecem as empresas por sua orientação à inovação e competitividade, diversidade e igualdade, prevenção de riscos no trabalho e qualidade, sustentabilidade, criação de emprego ou vocação de internacionalização. Além disso, neste ano concedeu-se um reconhecimento especial ao atendimento de emergências durante o fenômeno meteorológico da “Gota Fria”.

O Prêmio Especial ao Melhor Fornecedor do Ano foi concedido à empresa Eiffage Energía, um fornecedor histórico da Iberdrola que colabora com a empresa na área de renováveis e redes de distribuição. Este empreiteiro, envolvido em projetos tão relevantes como a usina de Núñez de Balboa de 500 MW – a maior instalação fotovoltaica em construção da Europa - ou o parque eólico de Chimiche, o primeiro da Iberdrola nas ilhas Canárias, foi reconhecido pela sua responsabilidade, qualidade, segurança e por sua contribuição ao negócio, fazendo uso de sua grande capacidade tecnológica.

O prêmio na categoria de Geração de Emprego foi concedido à empresa asturiana Windar Renovables. A empresa é um dos principais fornecedores da Iberdrola para a fabricação de peças de transição de seus parques eólicos offshore no Mar Báltico e no Reino Unido e um exemplo das oportunidades de transformação industrial que oferece os investimentos em energias renováveis.  

O prêmio à Internacionalização foi dado à empresa basca Ingeteam; um fornecedor que acompanha a Iberdrola em sua expansão para novos mercados tanto no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos em território espanhol e no México como em redes de distribuição na Espanha, Brasil e Reino Unido. Oferece capacidade e liderança no mercado eólico mundial como empresa global de serviços de operação e manutenção presente em mais de 20 países.

 

Premiadas por sua inovação, capacidade de resposta, flexibilidade e diversidade

Na seção Inovação e Competitividade, a premiada foi a Wallbox, líder europeia de soluções de recarga de veículos elétricos, por seu compromisso com soluções inovadoras que permitirão melhorar a sustentabilidade do modelo energético. Na categoria Diversidade e Igualdade, a empresa Multiservicios Mapfre Multimap foi reconhecida pelo seu compromisso de implantar medidas que fomentam a diversidade e a igualdade de oportunidades.

O prêmio à Prevenção de Riscos no Trabalho, Segurança e Saúde foi concedido à empresa de Salamanca AOC Proyectos. O de Sustentabilidade correspondeu à empresa de Valência Siel-Obremo, muito ativa nos mecanismos de desenvolvimento sustentável implantados e na relação com seus stakeholders.

A premiada pelos Serviços não Energéticos foi a empresa da região de La Mancha Cyrasa Seguridad pela sua rápida capacidade de resposta, tecnologia e pelo seu pessoal altamente qualificado. No âmbito Serviços Energéticos, a ganhadora foi a companhia galega Técnica 4, especializada na fabricação e fornecimento de quadros elétricos, armários de controle e automatização. Foi reconhecida também por sua flexibilidade e manutenção de seus altos padrões de qualidade em projetos como a usina hidrelétrica do Alto Tâmega em Portugal.

O prêmio ao Melhor Fornecedor de Equipamentos foi para a Longi Solar Technology, empresa fornecedora de painéis solares fotovoltaicos, reconhecida por seu firme compromisso com a criação de valor nos produtos e por sua eficiência. Participa na construção da usina de Núñez de Balboa.

Nesta edição, a Iberdrola concedeu um Prêmio Especial ao Atendimento de Emergências à FCC Industrial pela sua contribuição nos trabalhos realizados pela i-DE, distribuidora da Iberdrola, para gerenciar de forma eficiente e com a máxima segurança a rede de distribuição da empresa em condições extremas, como as sofridas na Comunidade Valenciana e na Região de Múrcia durante as recentes chuvas torrenciais da chamada “Gota Fria”.

 

Acesso a informação legal