Notícia

2023-03-16 12:29:00.0

Primeira edição dos Prêmios Convive

Reconhecemos as melhores práticas para a coexistência das energias renováveis e do meio ambiente

  • Estes prêmios são organizados em conjunto com o Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri (itdUPM) 
  • Os prêmios reconhecerão e darão visibilidade às iniciativas na Espanha que promovem as energias renováveis em harmonia com o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade

A Iberdrola lançou a primeira edição dos "Prêmios Convive" junto com o Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri (itdUPM), no âmbito da Cátedra dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estes prêmios buscam reconhecer e dar visibilidade às iniciativas, alianças, empresas, ações ou entidades locais que exemplificam a integração das energias renováveis com o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade na Espanha.

As inscrições estarão abertas no site da Iberdrola até quarta-feira, dia 12 de abril de 2023, prorrogando o prazo por várias semanas para encontrar os melhores projetos na Espanha. As candidaturas serão avaliadas com base em cinco critérios: impacto socioeconômico/ambiental; conformidade com os valores do programa CONVIVE em energias renováveis, natureza e pessoas; colaboração e alianças entre agentes e replicabilidade da iniciativa/projeto.

O júri independente será composto por seis membros representando diferentes áreas: María García, presidente da Associação de Jornalistas de Informação Ambiental; José Carlos Díez, diretor da Cátedra de Renováveis Responsáveis da Universidade de Alcalá de Henares; Joaquín Alcalde, diretor do El Hueco e Presura; Candela de la Sota, diretora da Rede Espanhola de Desenvolvimento Sustentável; Víctor Viñuales, diretor da Fundação ECODES e Elena Pita, diretora da Fundação Biodiversidade.

As diferentes iniciativas podem competir em uma ou mais categorias, que são: autoridades locais; participação cidadã; pesquisa, conhecimento e inovação; empreendedorismo social e empresarial; comunicação e conscientização.

Para se inscrever aos prêmios, os candidatos devem baixar e preencher um simples formulário no site da Iberdrola para descrever a iniciativa e a categoria para a qual estão se candidatando. Uma vez concluído o documento com a candidatura, ele será enviado para o endereço de e-mail premiosconvive@iberdrola.com.

Os premiados receberão a distinção dos Prêmios Convive em um evento público e, desde então, farão parte do repositório de ganhadores, com um reconhecimento especial e o apoio para a divulgação de seu projeto.

Coexistir em harmonia com o meio ambiente

Apesar dos esforços para proteger a Terra, a crise climática continua avançando e a biodiversidade se deteriora em todo o mundo. Para alcançar uma economia mais sustentável e cumprir as metas climáticas, é necessário avançar na descarbonização. Como líder mundial na luta contra as mudanças climáticas, a Iberdrola criou o Programa CONVIVE, uma linha de melhoria contínua que integra todas as iniciativas e alianças que constroem pontes para uma transição energética em harmonia com a natureza e as pessoas. 

Este programa de melhoria contínua integra, com estes objetivos, ações específicas para cada projeto e sua localização, assim como iniciativas globais. Ações como, por exemplo, pesquisa e monitoramento da evolução da biodiversidade em novas usinas fotovoltaicas, o desenvolvimento de novos modelos de negócios no campo agrovoltaico, o desenvolvimento e teste de novas tecnologias para a detecção precoce e gestão de situações de risco, a promoção do tecido industrial local facilitando o desenvolvimento de capacidades na cadeia de valor e programas de formação ou iniciativas para a compatibilidade com a atividade econômica local e para a contribuição direta à comunidade através da contratação de fornecedores e especialistas locais.

As energias renováveis, especialmente a eólica e a solar fotovoltaica, são tecnologias desenvolvidas, competitivas e disponíveis em grande escala em quase todos os países. Elas são uma alavanca fundamental na descarbonização e um claro eixo de ação, especialmente para os anos restantes desta década. As energias renováveis também são uma fonte de competitividade industrial, emprego, crescimento econômico e segurança energética.