Notícia

2023-12-14 15:31:00.0

Iberdrola repotenciará seus primeiros quatro parques eólicos na Espanha e aumentará sua produção em 30%

  • A repotenciação envolve a substituição das antigas turbinas de um parque eólico por modelos mais potentes e eficientes que utilizam uma tecnologia mais moderna.
  • Os parques com capacidade combinada de 165 MW serão reduzidos: de um total de 237 aerogeradores para 38.

A Iberdrola repotenciará quatro parques eólicos onshore na Espanha, o que reduzirá em quase 200 o número de turbinas eólicas instaladas e que aumentará em uma média de 30% a produção de energia das instalações. As máquinas usadas no processo de repotenciação apresentarão uma potência unitária até seis vezes maior que a dos primeiros aerogeradores eólicos instaladas na Espanha há mais de duas décadas.

A repotenciação consiste na substituição das antigas turbinas de um parque eólico por modelos mais potentes e eficientes que utilizam uma tecnologia mais moderna. Com isso, aumenta-se a produção de energia e redus o impacto na paisagem do local, contribuindo significativamente para a eficiência e a sustentabilidade na geração de energia.

Graças a essa ação, esses parques eólicos da Iberdrola, alguns dos quais entraram em funcionamento em 1998, deixarão de usar turbinas de 660 e 750 kW e passarão a usar peças de 4,5 MW. Além disso, gerarão energia limpa suficiente para abastecer uma população equivalente a cerca de 110.000 residências por ano.

Espera-se que os projetos tenham um impacto na economia local por meio do uso de mão de obra local e de oportunidades ainda mais indiretas durante a desinstalação e a construção da cadeia de suprimentos.

A iniciativa faz parte da primeira chamada de subsídios do programa Repotenciação Circular, concedido pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico por meio do Instituto de Diversificação e Economia de Energia (IDAE).

Confira a notícia completa na sala de imprensa da Iberdrola España.