Notícia

2021-01-14 00:00:00.0

A Iberdrola e a Total se unem para concorrer pelo parque eólico offshore Thor na Dinamarca

A Iberdrola, líder energético global e um dos maiores produtores de energia eólica do mundo, uniu-se à Total, companhia energética com uma vasta experiência offshore no Mar do Norte dinamarquês, para desenvolver um parque eólico offshore na Dinamarca.

As duas companhias constituíram uma empresa conjunta (50% cada), pré-selecionada pela Agência Dinamarquesa da Energia para participar da licitação do parque eólico offshore Thor no Mar do Norte. Thor será um dos maiores complexos offshore do mundo, com uma capacidade entre 800 e 1.000 megawatts (MW).

“O contínuo desenvolvimento da energia eólica offshore é vital para conseguir um mundo descarbonizado. Nesse sentido, o parque Thor será um projeto de grande relevância para a transição energética da Dinamarca. Como líder mundial em energia eólica offshore, com grandes projetos que estão em funcionamento no Mar do Norte e no Mar Báltico, esperamos oferecer nossa experiência a esta nova e apaixonante parceria”, indicou Jonathan Cole, diretor-global de energia eólica offshore da Iberdrola.

“A Total tem uma forte ambição de ser neutra em termos de carbono até 2050 e de desempenhar um importante papel na transição energética na Europa. Nossa participação na licitação do Thor está em consonância com esta ambição e respalda nosso desejo de apoiar a transição energética na Dinamarca, baseados em mais de meio século de experiência operacional em alto mar como parceiro energético confiável para o país”, explicou Martin Rune Pedersen, diretor da Total na Dinamarca.

A parceria está preparando uma oferta competitiva para o projeto, cuja adjudicação por parte da Agência Dinamarquesa da Energia está prevista para o final de 2021.

Dados relevantes do parque eólico offshore Thor:

Acesso a informação legal