Notícia

2023-03-13 12:22:00.0

A companhia é reconhecida pelo décimo ano consecutivo no ranking das empresas mais éticas do mundo, elaborado pelo Instituto Ethisphere, por sua cultura ética e suas boas práticas

Somos a única empresa espanhola entre as companhias mais éticas do mundo

  • O ranking analisa 200 indicadores sobre governança, liderança e reputação, sistema de compliance, cultura ética e impacto social e ambiental.
  • Apenas 135 empresas de 19 países são reconhecidas em todo o mundo.

A Iberdrola foi incluída pelo décimo ano consecutivo na lista das empresas mais éticas do mundo de acordo com o ranking World’s Most Ethical Companies, elaborado pelo Instituto Ethisphere, uma organização líder na definição de padrões de boas práticas corporativas. A Iberdrola continua sendo a única empresa espanhola neste ranking e é uma das nove empresas incluídas na categoria Energia e Utilities, que também conta com sua filial nos Estados Unidos, a Avangrid.

Com a publicação deste índice, o Instituto Ethisphere reconhece desde 2007 empresas que promovem mudanças positivas na comunidade empresarial mundial e levam em conta o impacto de suas atividades sobre seus funcionários, clientes e Stakeholders, ao mesmo tempo em que promovem uma cultura de integração e valores em suas decisões.

As empresas incluídas neste índice se destacam por suas práticas éticas, promovem os mais altos padrões internacionais de compliance e demonstram altos níveis de engajamento e compromisso com a transparência, diversidade e inclusão dos Stakeholders. Para elaborar o ranking World’s Most Ethical Companies, o Instituto Ethisphere analisa 200 indicadores nas áreas de governança, liderança e reputação, sistema de compliance, cultura ética e impacto social e ambiental.

Nesta nova edição de 2023, um total de 135 empresas de 19 países e 46 setores produtivos foram reconhecidas e incluídas na lista. Este ranking também é uma ferramenta fundamental para os investidores, que levam em conta os critérios ESG (ambientais, sociais e governança) em suas decisões.

Comprometidos com os mais altos padrões éticos

O Sistema de Governança e Sustentabilidade da Iberdrola é inspirado e baseado em um compromisso com os princípios éticos, a transparência e a liderança na aplicação das melhores práticas internacionais, e gira em torno de três vetores principais: ambiental, social e de governança corporativa. 

A fim de aplicar os mais altos padrões éticos estabelecidos em seu Sistema de Governança e Sustentabilidade, a empresa criou um Sistema de Compliance que procura garantir que ela atue de acordo com os princípios éticos e a legislação aplicável e para evitar condutas irregulares de qualquer tipo.

Como prova desta boa prática, a Iberdrola publicou seu primeiro Relatório de Transparência do Sistema de Compliance (versão em espanhol) em 2022, e é também a primeira empresa do Ibex 35 a empreender um estudo destas características. Este é mais um passo no compromisso da empresa com a implementação e melhoria contínua de um robusto sistema de ética e compliance e reafirma um modelo empresarial que respeita os direitos dos clientes, funcionários, acionistas e todas os Stakeholders em geral.