Notícia

2022-02-21 14:47:00.0

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, participa da celebração do 10º aniversário da Torre Iberdrola Bilbau

•    Desde sua inauguração, há uma década, o edifício se tornou um dos mais emblemáticos do País Basco e a sede consolidada de cinquenta empresas de prestígio. Entre elas, está a sede da companhia de energia Iberdrola

•    O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, participou da celebração, ressaltando que "este edifício abriga nosso centro de decisão global e se tornou um símbolo de consolidação da Iberdrola nesta terra. Milhares de empresas bascas que estão conosco há muitas décadas são testemunhas disso" 

No dia 21 de fevereiro de 2012, a Torre Iberdrola Bilbau foi oficialmente inaugurada. Projetada por César Pelli, uma década depois, a Torre Iberdrola é um dos edifícios mais emblemáticos do País Basco e uma sede consolidada para cinquenta empresas de renome. Entre elas, está a sede da companhia de energia Iberdrola.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, participou deste aniversário e destacou que "este edifício moderno e de última geração, que abriga nosso centro de decisão global, também se tornou um símbolo da consolidação da Iberdrola nesta terra e um emblema desta cidade".

"A força do País Basco no mundo é projetada, em certa medida, a partir desta sede e sua grandeza é uma expressão da liderança global da Iberdrola, mas, sobretudo, do nosso grande compromisso com a criação de progresso, riqueza e bem-estar no meio ambiente. Milhares de empresas bascas que estão conosco há muitas décadas são testemunhas disso", acrescentou Galán. 

Por sua vez, o presidente do Kutxabank, Gregorio Villalabeitia, destacou "o grande esforço de investimento envolvido na construção da Torre, que se tornou o centro de negócios da cidade, uma espécie de 'hub' que abriga as principais empresas que operam em Bilbau, especialmente aquelas na esfera financeira. Como resultado, o edifício fortaleceu a posição de Bilbau como um centro financeiro dentro do ecossistema econômico, o que é de grande importância". 

Uma década de sucesso

A Torre Iberdrola Bilbau, com um 68,2% de propriedade da Iberdrola ¬e 31,8% do Kutxabank, foi ¬oficialmente¬ inaugurada ¬no dia 21 de fevereiro de 2012. Entretanto, ¬a Iberdrola instalou a sede do grupo nos oito andares ¬superiores do edifício, e as empresas do grupo Kutxabank se instalaram em 3 andares, juntamente com os primeiros inquilinos, em setembro de 2011.

Apenas um ano após sua inauguração em 2013, o edifício recebeu a prestigiosa certificação LEED CS Platinum, que reconhece os projetos mais respeitosos com o meio ambiente, mais saudáveis, ambientalmente mais responsáveis e com estruturas mais rentáveis. 

Dessa forma, se tornou o primeiro edifício de todo o país a obter esta prestigiosa certificação. Um edifício com esta certificação conta com medidas diferenciadas de eficiência e bem-estar em aspectos fundamentais como renovação do ar, climatização, iluminação, acessos... que, nos últimos anos, se tornaram uma prioridade estratégica para as empresas, e aspectos determinantes na escolha dos espaços de trabalho.

Com foco na redução do impacto ambiental, a ¬sustentabilidade, certificada na Torre Iberdrola, resulta em uma maior produtividade, proteção e saúde dos usuários. Além disso, conta com serviços de transporte ecológicos, tais como vagas de estacionamento para bicicletas e para veículos elétricos com pontos de recarga que são complementados por uma ¬conexão¬ rápida -com a rede de transporte público.

Torre Iberdrola em números 

Projetada pelo arquiteto argentino César Pelli, levou cinco anos para ser construída. A estrutura foi erguida em 51 semanas, utilizando 8.500 toneladas de aço e 60.000 toneladas de concreto. 

Com uma altura de 165 metros distribuídos em 41 andares, é o edifício mais alto do País Basco e o nono edifício mais alto da Espanha. Trata-se de um prisma cujos vértices se encontram simbolicamente a uma altura de 1.000 metros. Seus 50.000 m2 de área de escritórios tornam este o maior edifício de escritórios do País Basco.

Sua espetacular fachada de 20.000 m2, equivalente a 2 campos de futebol, é composta por cerca de 5.000 painéis de vidro. São necessários 8 meses para limpar toda a fachada.

O prédio é servido por 22 elevadores e 4 elevadores de serviço que se movimentam a uma velocidade de 6 metros por segundo. Em seus 10 anos de história, mais de 3 milhões de viagens já foram feitas. Cerca de 2.000 pessoas trabalham na Torre Iberdrola e até março de 2019 (início da pandemia) recebeu até 3.451 visitas por mês.

A Torre Iberdrola também se destaca por ser um edifício com uma economia de até 20% no consumo de energia e 100% de renovação do ar exterior.

Um centro de ativação econômica 

A natureza espetacular da Torre Iberdrola vai além de sua presença estilizada no skyline de Bilbau, ou de seu impressionante hall de entrada, o maior de um centro empresarial nacional. Inovação, tecnologia, serviços e segurança fazem da Torre Iberdrola um centro de escritórios que equivale a um hotel cinco estrelas. Acesso com leitor de cartões, elevadores sem botões, soluções digitais para reservar salas de reunião e vagas de estacionamento, eventos presenciais e virtuais, uma grande variedade de serviços corporativos projetados para a conciliação da vida profissional e pessoal... Vantagens aproveitadas por 49 empresas, 2.000 funcionários por dia e até 2.500 visitantes por mês.