Notícia

2023-12-18 17:16:00.0

Ignacio Galán participa da cerimônia de dedicação do centro corporativo de Larraskitu a José Ignacio Berroeta

  • O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, lembrou o ex-CEO da empresa basca e presidente da BBK, que faleceu em setembro passado. 
  • A família compareceu à cerimônia solene, que contou com a presença do Lehendakari, Iñigo Urkullu, dao deputado geral de Bizkaia, Elixabete Etxanobe, e de outras autoridades, como o prefeito de Bilbao, Juan Mª Aburto.

Ignacio Galán quis prestar uma homenagem solene à figura de José Ignacio Berroeta, ex-CEO da empresa basca e presidente da BBK.

O presidente executivo da Iberdrola recebeu a família de José Ignacio Berroeta, falecido em setembro passado, na sede de Larraskitu, em Bilbao, acompanhado pelo Lehendakari, Iñigo Urkullu; pela deputada-geral de Bizkaia, Elixabete Etxanobe; e por outras autoridades. Entre elas, o prefeito de Bilbao, Juan Mª Aburto.

Durante a cerimônia de recordação, a viúva de José Ignacio Berroeta, María José Aurrecoechea, acompanhada por familiares, inaugurou uma placa comemorativa no interior do complexo Larraskitu da Iberdrola em Bilbao, e revelou o novo nome do Complexo Larraskitu em Bilbao no exterior do edifício principal. A partir de agora, ele será conhecido como Centro Corporativo José Ignacio Berroeta.

Ignacio Galán se referiu ao homenageado como um homem de grandes verdades em poucas palavras. "Seu legado permanecerá para sempre junto com os valores da terra, que ele encarnou. A partir de hoje, ele dá seu nome a este centro de excelência tecnológica da Iberdrola em Bilbao". Galán destacou que "parte da minha vida profissional esteve ligada a José Ignacio Berroeta, uma pessoa decisiva no setor financeiro e no tecido industrial do País Basco".

O Lehendakari, Iñigo Urkullu, encerrou o evento destacando a figura de Berroeta: "suas boas práticas e maneiras de fazer as coisas o afastaram do barulho e ele transmitiu calma em momentos de dúvida e incerteza" e acrescentou que, "graças a pessoas como ele, hoje podemos falar de um tecido empresarial basco mais diversificado e competitivo, enraizado e aberto ao mundo exterior".

Por sua vez, María José Aurrecoechea agradeceu a homenagem e assinou o livro de honra da empresa basca junto com o presidente da Iberdrola e as demais autoridades bascas.

Um homem de visão e compromisso com a sociedade

José Ignacio Berroeta, que faleceu em 16 de setembro, aos 84 anos, teve uma carreira renomada como banqueiro desde seus primeiros passos na área financeira da General Electric. Mais tarde, ingressou no Banco Vizcaya (1978) e depois no BBK (1990-2003). Durante esse período, trabalhou intensamente para a fusão dos três bancos de poupança do País Basco, embora ela tenha se concretizado finalmente em 2011 por meio do Kutxabank. Berroeta foi um pioneiro em bancos solidários, começando com sua colaboração com a Cáritas, concedendo microcréditos a pessoas com recursos limitados. Visionário em suas decisões, ele apoiou o resgate financeiro da empresa CAF. Também foi diretor da Iberdrola, onde estabeleceu uma sólida e estreita colaboração com Ignacio Galán, com quem sempre teve grande cumplicidade. Desde 2003, decidiu se dedicar inteiramente à sua vida familiar.