Notícia

2020-11-11 00:00:00.0

A Associação Espanhola para a Qualidade lhe concede o prêmio em reconhecimento ao seu compromisso com a qualidade e a excelência em gestão

Ignacio Galán, Prêmio à Liderança Executiva da AEC: “Atualmente a qualidade é desenvolvimento sustentável”

  • No ato de entrega, o presidente da Iberdrola apontou os fundamentos do caminho percorrido, que se baseiam em “valores sólidos, uma visão inovadora para se antecipar aos desafios de longo prazo, uma gestão dinâmica para se adaptar às mudanças e uma execução que favoreça o crescimento, o desenvolvimento sustentável e a criação de valor para os funcionários, os acionistas e a sociedade”

A Associação Espanhola para a Qualidade (AEC) concedeu a Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, o Prêmio à Liderança Executiva, em reconhecimento ao seu compromisso pessoal e profissional com a excelência na gestão e a uma trajetória que serve de modelo para as novas gerações e situa a Espanha como referência de excelência e qualidade. O prêmio foi entregue na manhã desta quarta-feira, em um ato organizado pela associação por ocasião do Dia Mundial da Qualidade, onde se abordou a capacidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para servir de impulso e gerar novas oportunidades de negócio, aumentar o valor da marca e reter o talento.

Em sua intervenção, o presidente da Iberdrola indicou os fundamentos do caminho percorrido pela companhia, que se baseiam em “valores sólidos, tais como esforço, lealdade, honra e trabalho em equipe; uma visão inovadora para se antecipar aos desafios de longo prazo, uma gestão dinâmica para se adaptar às mudanças e uma execução que favoreça o crescimento, o desenvolvimento sustentável e a criação de valor para os funcionários, os acionistas e a sociedade.

Galán ressaltou que “em 2001 vimos claramente que a luta contra as mudanças climáticas seria um dos grandes desafios que a humanidade teria que enfrentar. Que avançar rumo a uma economia descarbonizada era o único caminho possível e que o setor elétrico podia oferecer soluções eficientes”. “Nós nos antecipamos aos demais – apontou – apostando de forma pioneira nas energias renováveis e demonstrando que são uma alternativa viável e eficiente para produzir energia.”

A trajetória da Iberdrola permitiu situá-la em posições de liderança mundial “sempre esteve sustentada em um modelo de empresa onde aliamos a criação de valor sustentável para os acionistas, os funcionários e a sociedade”. E explicou que “todas essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, os quais foram integrados em nossa estratégia”.


Tomar decisões, atrever-se e arriscar-se

“O papel de quem quer mudar as coisas envolve tomar decisões – nem sempre simples –, atrever-se e arriscar-se, declarou o presidente da Iberdrola, que também comentou que neste momento a melhor forma de incentivar a recuperação econômica é avançar na transição para um modelo energético sustentável, pelo elevado nível de investimentos que representa e pela capacidade propulsora de sua atividade.

"Porque tal o lema desta jornada, nós também consideramos que a sustentabilidade significa qualidade e em nosso processo de melhoria contínua levamos como bandeira nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Uma responsabilidade que já assumimos, agora mais do que nunca, e cujo modelo de negócio que desenvolvemos há mais de 20 anos permite nos posicionar como um agente propulsor fundamental na transformação do tecido industrial”, explicou.


Preparados para promover um modelo de crescimento sustentável para enfrentar os desafios da sociedade

Galán afirmou que a companhia “está preparada para impulsionar através de sua experiência, compromisso social e capacidade financeira um modelo de crescimento econômico sustentável de longo prazo para enfrentar os atuais desafios da sociedade”.

A Iberdrola apresentou, na semana passada, o plano de investimento mais ambicioso de sua história centenária, sendo o maior nunca antes realizado por uma empresa espanhola. São atuações que representam um investimento de 75 bilhões de euros até 2025, através dos quais a companhia duplicará sua capacidade renovável até 60.000 MW. O plano aumentará os ativos de redes elétricas da empresa em 50% no mesmo período, chegando a 47 bilhões de euros, dobrando-os até 2030.

“Das crises se sai trabalhando mais e investindo mais e melhor”, defendeu. A empresa prevê que sua atividade, suas compras e seus investimentos incentivarão o negócio de seus 22.000 fornecedores, o que permitirá manter 500.000 empregos em todo o mundo, além de novas contratações no grupo, que poderiam chegar a 20.000 até 2025.


A Qualidade na Iberdrola é uma alavanca imprescindível para a criação de valor

A qualidade para a Iberdrola se traduz em uma excelente gestão de todos os processos e recursos como alavanca imprescindível de criação de valor para os acionistas, funcionários e o conjunto da sociedade.

As diretrizes de qualidade são linhas estratégicas, documentadas e coerentes com a Política e o Plano Estratégico da companhia, que incluem um compromisso de melhoria contínua e são implementadas em objetivos e planos de ação nas organizações da Iberdrola.

A empresa conta com certificados de qualidade em seus processos, produtos e serviços em todas as áreas-chave da companhia no âmbito nacional e internacional, assim como na gestão ambiental e na prevenção de riscos no trabalho.

Acesso a informação legal