Notícia

2023-10-24 18:53:00.0

Ignacio Galán reafirma o compromisso da Iberdrola com o País Basco com o Lehendakari Urkullu

  • O presidente executivo da empresa basca se reuniu hoje em Vitoria-Gasteiz com o Lehendakari, Iñigo Urkullu.
  • A Iberdrola, uma das forças motrizes da economia do País Basco, contribuiu com mais de 2% do PIB total do País Basco em 2022.

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, reuniu-se hoje em Vitoria-Gasteiz com o Lehendakari, Iñigo Urkullu. A reunião, na sede do Governo Basco - Lehendakaritza - faz parte dos encontros regulares entre o presidente executivo da empresa, com sede em Bilbao, e as autoridades das instituições bascas.

O presidente executivo Galán reafirmou o compromisso da Iberdrola com o País Basco. Isso se reflete nos dados: a companhia elétrica basca teve um impacto socioeconômico no BAC de cerca de 2.700 milhões de euros em 2022 como resultado de sua atividade. Os investimentos no País Basco totalizaram 241 milhões de euros, e a contribuição fiscal - 400 milhões de euros - contribuiu com mais de 2% do PIB basco total. A isso se somam os pagamentos a fornecedores, salários...

A Iberdrola fez compras a cerca de 600 fornecedores bascos por mais de 1.700 milhões de euros. Entre os principais fornecedores da Iberdrola no País Basco estão a Ormazabal, SGRE, Ingeteam, Arteche, Mesa, Lizelan, etc. Dessa forma, a Iberdrola contribui para a estruturação do território e para a criação de oportunidades industriais e de inovação em um mercado em crescimento e com alto componente exportador. Essas colaborações representam uma oportunidade para desenvolver uma cadeia de valor nas regiões em que se baseia e para posicionar a indústria espanhola como uma referência internacional. 

O compromisso da Iberdrola com o País Basco promove a revitalização da indústria basca e a melhoria da competitividade de seu tecido empresarial, bem como a criação de empregos de qualidade em setores do futuro. O crescimento global da Iberdrola é, portanto, um motor para a internacionalização de centenas de empresas bascas, que há anos vêm demonstrando sua capacidade de fornecer produtos e serviços da mais alta qualidade e competitividade em todo o mundo.