Notícia

2023-05-12 09:50:00.0

Instalamos a primeira turbina eólica 'offshore' do projeto Saint-Brieuc

  • A Iberdrola anunciou hoje a instalação da primeira turbina eólica do parque eólico offshore localizado na baía de Saint-Brieuc, sendo este o primeiro aerogerador no Mar da Bretanha. 
  • O feito marca o início da fase de instalação das 62 turbinas eólicas, que serão montadas linha por linha, seguida por um início das operações de forma progressiva.  
  • Cerca de 900 empregos serão criados para a construção e montagem das turbinas eólicas no porto de Le Havre, além de outros cerca de 40 empregos para o equipamento elétrico das torres no pôlder de Brest.
     
A primeira turbina eólica no mar da Bretanha

A instalação da primeira das 62 turbinas eólicas que formarão parte do parque eólico de Saint-Brieuc foi realizada no dia 12 de maio pela Siemens Gamesa Renewable Energy, contratada da Iberdrola. A operação foi feita a partir do navio jack-up Brave Tern da empresa norueguesa Fred Olsen windcarrier. 

A primeira turbina eólica do parque eólico de Saint-Brieuc foi instalada na posição número SB44, localizada na parte norte do local da instalação. Como resultado, a Bretanha instala sua primeira turbina eólica offshore.

"A instalação bem-sucedida da primeira turbina eólica offshore do parque eólico de Saint-Brieuc representa um marco importante para a Bretanha e para o projeto. Isso significa que estamos entrando na reta final do projeto, que gerará uma produção em massa de energia renovável e livre de carbono para os bretões. Após mais de uma década de esforços e compromissos da região da Bretanha, dos agentes locais e das equipes da Iberdrola, essa primeira turbina eólica fabricada em Le Havre e equipada em Brest também é a culminação de uma grande aventura industrial, da qual todos nós estamos muito orgulhosos", afirma Emmanuel Rollin, CEO da Iberdrola França.

Ponto de partida da fase de instalação das 62 turbinas eólicas 

A fase de instalação das 62 turbinas eólicas já começou. Esse ponto de partida é decisivo para o projeto, já que representa algo emblemático nesta última fase de construção do parque eólico.

O navio de instalação Brave Tern realizará várias viagens nos próximos meses a partir de Le Havre, cada uma delas com os elementos constituintes de quatro turbinas eólicas a bordo.

Os aerogeradores do parque eólico de Saint-Brieuc são fabricados na França, na unidade industrial da Siemens Gamesa Renewable Energy, localizado no porto de Le Havre. Nesse local especializado, cerca de 900 postos de trabalho foram criados para sua fabricação e montagem. 

As torres das 62 turbinas eólicas foram equipadas anteriormente pela Haizea Wind no pôlder de Brest. Essa nova atividade industrial continua gerando cerca de quarenta empregos locais para a montagem mecânica e elétrica de todos os elementos internos.

Uma instalação em vários estágios

No mar, primeiramente, a torre de 90 metros de altura da turbina eólica é levantada da barcaça para que, em seguida, seja colocada com um guindaste sobre a peça de transição da fundação revestida, antes de ser fixada. Em uma segunda etapa, a nacele é levantada e instalada na torre. Por último, as três pás são fixadas no rotor. 

A estrutura instalada no mar tem 209 metros desde a ponta da pá e o rotor conta com 167 metros de diâmetro. A turbina foi projetada para resistir da melhor maneira possível à força dos ventos tão característicos da baía de Saint-Brieuc. 

Para o primeiro aerogerador, essas operações foram realizadas com sucesso pelo Brave Tern, um navio especializado na instalação de turbinas eólicas offshore. Em cada iteração desde Le Havre até o local do parque eólico de Saint-Brieuc, o Brave Tern transporta 4 torres, 4 naceles e 12 pás.

Principais números do projeto eólico offshore da baía de Saint-Brieuc:
- 75 km² de área de superfície
- 62 turbinas eólicas Siemens Gamesa SG 8.0-167 DD com potência unitária de 8 MW
- 496 MW de capacidade instalada
- 1.820 GWh/ano de produção, equivalente ao consumo anual de eletricidade de 835.000 habitantes (incluindo a calefação).