Notícia

2024-03-14 07:35:00.0

Neoenergia lança oferta para adquirir 6,89% de sua subsidiária brasileira Cosern Neoenergia

  • A Neoenergia já detém 93,11% do capital e, com essa operação, reafirma sua estratégia de simplificar a estrutura de seus distribuidores no país.
  • A aquisição representa um investimento estimado de 163 milhões de reais (cerca de 30 milhões de euros).
     

A filial brasileira da Iberdrola, Neoenergia, lançou uma oferta para adquirir 6,89% do capital de sua filial Neoenergia Cosern. Conforme informado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa pretende adquirir tanto ações ordinárias quanto ações preferenciais de Classe A e Classe B. Atualmente, a Neoenergia já detém aproximadamente 93,11% do capital social da distribuidora.

Esse preço representa um investimento de 163 milhões de reais (aproximadamente 30 milhões de euros pela taxa de câmbio atual). O objetivo da oferta é adquirir todas as ações em circulação, que totalizam cerca de 11,5 milhões de ações. A empresa pagará 13,73 reais por ação para as ações ordinárias e 15,10 reais para as ações preferenciais Classe A e B.

A transação, assim como a anunciada em 2022 para sua subsidiária Neoenergia Pernambuco, ajudará a simplificar a participação acionária nas empresas de distribuição da Neoenergia. A expectativa é que o negócio seja fechado até o final do ano.

A oferta, que ainda precisa receber aprovações regulatórias, está condicionada à aceitação de pelo menos dois terços dos acionistas-alvo. 

A Neoenergia Cosern foi criada em 1961 e esteve sob o controle do Governo do Estado até 1997, quando ocorreu a privatização. Desde então, tem mantido uma evolução contínua na qualidade do serviço oferecido aos habitantes do Rio Grande do Norte, buscando sempre aprimorar o relacionamento com seus clientes e contribuir para o desenvolvimento do Estado. A empresa está presente em 167 municípios potiguares, tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende a 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).