Notícia

2020-05-26 00:00:00.0

"A política europeia está ligada ao ‘Green Deal’, à digitalização e à reindustrialização”

O presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, deu uma entrevista nesta terça-feira ao canal espanhol Telecinco sobre o Pacote de Recuperação Econômica que a Comissão Europeia irá apresentar ao Parlamento Europeu no dia 27 de maio. Um novo passo adiante que o executivo considera “tremendamente coerente” com a linha que a Comissão tem seguido desde há algum tempo e que visa transformar nossa economia em um modelo muito mais sustentável, apostando nas energias renováveis, diminuindo a demanda energética do exterior e criando empregos e tecnologia por meio destas vias.

Na Europa, temos uma enorme oportunidade de transformar nosso modelo produtivo em outro muito mais eficiente, competitivo e limpo. Por essa razão, a Comissão Europeia deseja canalizar os recursos nessa direção

Galán também ressaltou que a crise da COVID-19 demonstrou que é possível “viver sem poluição e sem barulho”, melhorando a qualidade de vida nas grandes cidades. Em sua opinião, “a eletrificação do transporte e dos sistemas de climatização” irá permitir a redução das emissões de gases de efeito estufa, que é algo que os cidadãos estão exigindo.

O presidente da Iberdrola destacou que a companhia investirá cerca de 10 bilhões de euros neste ano e que adiantou pedidos a fornecedores por um valor de 4 bilhões de euros, o que está servindo para incentivar a economia. “Nossos investimentos em energias limpas e em redes mais inteligentes e eficientes reduzirá o custo da energia”, acrescentou.