Notícia

2021-12-01 22:00:00.0

A Federação de Mulheres Rurais distingue a empresa por promover uma política de igualdade de oportunidades e equilíbrio.

Iberdrola, vencedora dos Prêmios FEMUR "Homens pela igualdade"

A Federação de Mulheres Rurais, FEMUR, organização pioneira e de referência na defesa e promoção da mulher rural, entregou hoje os Prêmios FEMUR "Homens pela Igualdade" em um evento de gala realizado no Teatro Juan Bravo, em Segovia. Estes prêmios reconhecem e tornam visíveis a promoção e incentivo de pessoas ou entidades, instituições e empresas em defesa da igualdade entre mulheres e homens rurais na Espanha, e nesta primeira edição foram apoiados pela Direção Geral da Mulher da Junta de Castilla y León.

Estes prêmios nacionais reconheceram três categorias: empresa, ONG e indivíduo. Na categoria de promoção e incentivo à igualdade para as empresas, Iberdrola recebeu o prêmio por seu trabalho na implementação de uma política de igualdade de oportunidades e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O prêmio foi recebido pelo delegado institucional da Iberdrola em Castilla y León, Miguel Calvo, que agradeceu a distinção após o afetuoso vídeo que o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, enviou às mulheres rurais, no qual expressou sua sincera gratidão pelo reconhecimento: "as mulheres rurais são um grupo de lutadoras que passaram décadas reivindicando o trabalho da mulher".

Galán também recordou com orgulho suas origens rurais: "Sei melhor do que ninguém que vocês são o verdadeiro pilar do desenvolvimento econômico, social e ambiental na Espanha rural. Porque eu sei que vocês são cheias de sabedoria, tenacidade e desejo de prosperar, então são vocês quem merecem todo o reconhecimento".

Finalmente, o presidente da Iberdrola quis compartilhar este prêmio com as 40.000 pessoas que compõem a empresa nos cinco continentes. "Fazemos todos os dias o máximo para garantir que este grupo continue sendo um exemplo de igualdade, diversidade e inclusão", disse Galán, que enfatizou que eles continuarão promovendo a igualdade efetiva em sua empresa e na sociedade como um todo.

Na categoria do prêmio de promoção e incentivo da igualdade para as ONGs, o prêmio foi para a Associação Igualdade é Sociedade, ASIES, por seu compromisso com projetos que sensibilizam, treinam e educam em valores de igualdade entre mulheres e homens com o objetivo de erradicar a violência de gênero.

E finalmente, na categoria de promoção e incentivo à igualdade para indivíduos, o prêmio foi para Alex Clavero, por seu trabalho não apenas como comediante, mas também como roteirista. Ele é uma referência masculina que representa a igualdade graças ao sucesso de seu show #MiMadreEsTrendingTopic.

Clavero disse: "estou realmente orgulhoso de que meu programa ajude a igualdade entre homens e mulheres".

A gala contou com a presença do vice-presidente do Conselho Provincial de Segovia, José María Bravo; da deputada para Assuntos Sociais, Azucena Suárez; do segundo vice-prefeito da Câmara Municipal de Segovia, Andrés Torquemada; da vereadora para a Igualdade da Câmara Municipal de Segovia, Ana Peñalosa; da presidente nacional da FEMUR, Juana Borrego; de prefeitos e prefeitas de cidades próximas, assim como de personalidades do campo da igualdade e da mulher rural.

Igualdade reconhecida

Em seu discurso, a presidente nacional, Juana Borrego, destacou que a sociedade rural está progredindo na igualdade de oportunidades. "Muito lentamente, é verdade, mas as bases que estamos construindo são apoiadas por nossas impressionantes e imparáveis mulheres rurais, que estão alcançando uma sociedade mais justa, mais responsável, capaz de aumentar a conscientização e contribuir para uma igualdade real e efetiva entre mulheres e homens", disse Borrego, que insistiu que se sente muito orgulhosa "porque continuaremos traçando um futuro em que a igualdade seja ouvida, vista e sentida".

A este respeito, o presidente da FEMUR comentou que "não queremos que eles sejam os melhores". Queremos que eles sejam iguais. Queremos que eles tenham as mesmas oportunidades de trabalho. Queremos que não haja nenhuma lacuna. Queremos que homens e mulheres do mundo rural se olhem e entendam que juntos são mais fortes. Essa é a única maneira de se chegar mais alto e mais longe. E alcançar a igualdade de oportunidades no mundo rural também é um compromisso para os homens".

Finalmente, ele lembrou que este ano a organização está comemorando seu 30º aniversário. "Estamos completando 30 anos cheios de otimismo, sacrifício, entusiasmo e alegria, de novos projetos, sempre cuidando de nossa origem e raízes", concluiu Borrego.

FEMUR

A FEMUR é uma pioneira na luta para melhorar a situação da mulher rural. Foi em 1983, quando deu seus primeiros passos com um grupo de mulheres formando associações, tornando-se a atual Federação Nacional de Mulheres Rurais.

Seu fundador e presidente nacional, Juana Borrego Izquierdo, trabalha para promover a plena liberdade da mulher rural, para facilitar e promover a solidariedade, lutar pela igualdade trabalhista, social, política e econômica, melhorar seu desencorajamento pessoal e sua situação, defendendo a formação, o empoderamento e os direitos.

A FEMUR luta pelo progresso, despovoamento, isolamento e falta de serviços no mundo rural. 

Suas marcas registradas são o treinamento formal e informal; o centro de treinamento e colocação de emprego; aconselhamento para mulheres empreendedoras rurais; atividades sociais, políticas econômicas e culturais; defesa da igualdade de oportunidades; reconhecimento do trabalho invisível; ajuda na conciliação da vida familiar, pessoal e profissional; erradicação da violência doméstica; luta contra a pobreza em projetos de cooperação e despovoamento; defesa da falta de serviços no mundo rural; melhoria da educação, saúde, Internet; atendimento e ajuda a nossos idosos e jovens; promoção do voluntariado e ajuda para ter e melhorar as novas tecnologias.