Notícia

2020-06-12 00:00:00.0

O prazo da convocatória foi ampliado até 31 de agosto e os vencedores serão divulgados em uma entrega de prêmios prevista para o último trimestre do ano

Os Prêmios Iberdrola SuperA ampliam seu alcance com a categoria Iberdrola SuperA+ para projetos desenvolvidos durante a crise da COVID-19

  • Da mesma forma que as outras cinco categorias, está dotado com 50.000 euros, e reconhecerá a melhor iniciativa esportiva com objetivos solidários realizada durante a pandemia
  • O objetivo desses prêmios é apoiar e dar visibilidade aos melhores projetos em prol do empoderamento da mulher através da prática esportiva, em consonância com o compromisso da empresa com o ODS 5, referente à igualdade de gênero

A Iberdrola decidiu aumentar o alcance de seus Prêmios Iberdrola SuperA com a criação da nova categoria Iberdrola SuperA+. Através dela reconhecerá e apoiará a melhor iniciativa que, com objetivos solidários, tenha sido desenvolvida durante a crise da COVID-19 por atletas, federações esportivas ou outras entidades relacionadas ao mundo do esporte.

Diante da pandemia do coronavírus, a empresa estabeleceu como prioridade a proteção da saúde e a segurança de todos os seus funcionários, a garantia do fornecimento e a continuidade de sua contribuição para a sociedade através do impulsionamento da economia e do emprego em todas as comunidades onde está presente.

Nessa linha e com o objetivo de não deixar de lado os projetos e iniciativas esportivas que fomentem o esporte praticado por mulheres, a Iberdrola decidiu seguir adiante com a primeira edição desses Prêmios, os quais ambicionam ser uma referência em igualdade de gênero no âmbito esportivo.

A categoria Iberdrola SuperA+ se soma às outras cinco inicialmente já contempladas na convocatória dos Prêmios Iberdrola SuperA e, igualmente, estará dotada com um prêmio de 50.000 euros.

Todas as categorias compartilham o objetivo último de reconhecer e dar visibilidade às melhores iniciativas implementadas na Espanha em favor da igualdade de gênero e do empoderamento da mulher através da prática esportiva:

  • Iberdrola SuperA Base: reconhecerá programas que focam no fomento do esporte-base entre meninas e na melhoria de sua saúde, integração e qualidade de vida.
  • Iberdrola SuperA Competição: apoiará iniciativas que favoreçam a inclusão da mulher nas competições.
  • Iberdrola SuperA Inclusão: distinguirá projetos que sejam um exemplo e uma referência no âmbito da integração das mulheres esportistas com deficiências.
  • Iberdrola SuperA Social: premiará as ações que promovam a integração social das meninas e/ou mulheres através da prática esportiva.
  • Iberdrola SuperA Difusão: apoiará os planos que tenham se tornado uma referência para a difusão e a visibilidade do esporte praticado por mulheres e que contribuam para transmitir a importância do papel da mulher no esporte e na sociedade.

A Iberdrola também decidiu ampliar o prazo de apresentação de candidaturas até 31 de agosto. Através do site www.premiosiberdrolasupera.es, os projetos já podem ser apresentados pelas pessoas físicas, jurídicas, associações, clubes e federações esportivas nacionais e regionais espanholas; colégios, escolas de segundo ciclo e outras entidades públicas ou privadas que tenham desenvolvido ou que estejam gerenciando atualmente uma carreira esportiva ou algum projeto alinhado aos objetivos destes Prêmios.

A decisão definitiva será tomada por um Júri de Honra integrado por reconhecidas personalidades do mundo esportivo, após uma primeira avaliação por parte de uma Comissão Técnica designada pela Iberdrola. Os vencedores serão divulgados na entrega dos Prêmios Iberdrola SuperA, prevista para o último trimestre do ano.

Com esses prêmios a empresa avança em seu firme compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda das Nações Unidas, referente à igualdade de gênero, a ser cumprido até 2030.


Iberdrola, pioneira na promoção do esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres se tornou uma ferramenta fundamental para a Iberdrola e a promoção da igualdade real entre homens e mulheres é um de seus valores essenciais.

Reafirmando seu compromisso com o ODS 5, a Iberdrola se tornou em 2016 a primeira empresa que faz uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a empresa apoia 16 federações: ginástica, triatlo, natação, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes no gelo e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos eles de categoria superior, além de 35 competições.

Paralelamente, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, assim como a promoção e o patrocínio de diferentes iniciativas nesse âmbito por parte do grupo Iberdrola, além de ajudar a aumentar em 32% o número de atletas federadas em tais áreas do esporte, chegando a 316.000 mulheres, também está permitindo que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, contribuindo para melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal