Notícia

2020-09-18 00:00:00.0

O júri, composto por treze personalidades do esporte espanhol, selecionará em outubro os vencedores de seis categorias

Os Prêmios Iberdrola SuperA recebem mais de 400 candidaturas para continuar promovendo o esporte praticado por mulheres

  • Os Prêmios Iberdrola SuperA incluem seis categorias em que cada vencedor receberá 50.000 € para realizar projetos que promovam e deem visibilidade ao esporte feminino
  • Através dessa iniciativa, a Iberdrola reforça seu compromisso com a igualdade de gênero do ODS 5

Os Prêmios Iberdrola SuperA chegam à metade de seu caminho, após receber 406 candidaturas de várias associações, clubes e federações esportivas e do âmbito educativo, orientadas para projetos que promovam e deem visibilidade ao esporte praticado por mulheres.

Os prêmios reconhecem iniciativas em seis categorias diferentes, relacionadas à promoção do esporte-base entre meninas (SuperA Base); a inclusão da mulher na competição (SuperA Competição); projetos-exemplo e referência no âmbito da integração das mulheres atletas com capacidades especiais (SuperA Inclusão); iniciativas de integração social de meninas e/ou mulheres através da prática esportiva (SuperA Social); planos e ações de difusão e visibilidade do esporte praticado por mulheres que contribuam para transmitir a importância do papel da mulher no esporte e na sociedade (SuperA Difusão) e a categoria SuperA+, em reconhecimento à iniciativa com finalidades solidárias realizada durante a crise da COVID-19 no contexto do esporte feminino.

As mais de 400 candidaturas provêm de associações, clubes e federações esportivas nacionais e autonômicas, escolas do ensino fundamental e médio e entidades públicas ou privadas que desenvolveram ou que estão atualmente gerenciando uma carreira esportiva ou algum projeto alinhado aos objetivos dos prêmios.

O Júri de Honra, integrado por treze personalidades do esporte espanhol*, oito mulheres e cinco homens, selecionará em outubro os vencedores das seis categorias, que receberão 50.000 euros cada uma delas para continuar promovendo as melhores iniciativas desenvolvidas na Espanha a favor da igualdade de gênero e empoderamento da mulher através da prática esportiva.

Os Prêmios Iberdrola SuperA estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, mais especificamente com o 5, referente à igualdade de gênero e ao empoderamento da mulher, e com o objetivo 3, relacionado à saúde e ao bem-estar.


Iberdrola, pioneira na promoção do esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres se tornou uma alavanca fundamental para a Iberdrola, assim como a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, sendo um de seus valores essenciais.

A Iberdrola se tornou em 2016 a primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a companhia apoia um total de 16 federações: ginástica, triatlo, rúgbi, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos eles de categoria superior, além de 35 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, assim como a promoção e o patrocínio de diferentes iniciativas neste âmbito por parte do grupo Iberdrola contribuiu para ampliar em 32% o número de atletas federadas nas referidas disciplinas, chegando a 316.000 mulheres, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.





*Amanda Sampedro, Carolina Marín, Conchita Martínez, Javier Fernández, Jesús Carballo, Manu Carreño, Marta Arce, Paloma del Río, Sandra Sánchez, Silvia Navarro, Talant Dujshebaev, Teresa Perales e Vicente del Bosque.

Acesso a informação legal