Notícia

2020-04-02 00:00:00.0

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, visita o Centro de Operação de Distribuição em Larraskitu após a assembleia geral de acionistas

Após o término da Assembleia Geral de Acionistas, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, visitou o Centro de Operação de Distribuição da zona norte no bairro de Larraskitu, Bilbau.

No referido Centro, Galán conversou com os trabalhadores e lhes deu todo o seu apoio e incentivo para continuarem trabalhando neste momento tão especial.

O Centro de Operação de Distribuição (COD) da Iberdrola no bairro de Larraskitu em Bilbau supervisiona, faz a manutenção e controla durante 24 horas a rede de transmissão e distribuição de eletricidade da Iberdrola no País Basco, Navarra e La Rioja.

O COD controla, através de um sistema de acesso remoto (um dos mais modernos do mundo) uma rede de infraestrutura de aproximadamente 38.000 km de linhas elétricas (muita alta, alta, média e baixa tensão), mais de 250 subestações e cerca de 18.000 centros de transformação, atendendo quase dois milhões de pessoas.

Seu sistema de acesso remoto permite identificar e agir com eficiência caso ocorra qualquer incidente na rede. O monitoramento em tempo real de todos os parâmetros da rede também permite otimizar sua gestão.

Em Larraskitu trabalham 40 profissionais da i-DE, a empresa de distribuição elétrica da Iberdrola. Além de preservar a segurança de seus trabalhadores, o plano de ação contra o coronavírus adotado pelo grupo para garantir o fornecimento energético e o funcionamento de suas atividades também inclui iniciativas concretas para grupos críticos, como é o caso dos profissionais que controlam esse centro.

A Iberdrola possui seis Centros de Controle de Distribuição no país que incluem também Centros de Controle da Mobilidade Elétrica, onde se monitora e avalia o impacto dos veículos elétricos em sua rede de distribuição.