Notícia

2023-07-13 09:40:00.0

Primeira instalação fotovoltaica de tipo 'turn key' da Iberdrola Alemanha para consumo local começa a funcionar na AkzoNobel

  • A Iberdrola Alemanha instalou com sucesso seu primeiro sistema fotovoltaico na modalidade turn key na Alemanha. 
  • O projeto foi concluído em menos de um ano com uma equipe internacional.
  • O sistema pode economizar 125 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Berlim, 13 de julho de 2023. A Iberdrola Alemanha concluiu com sucesso seu primeiro projeto fotovoltaico de tipo turn key (chave na mão, em tradução livre). A instalação de um turn key no telhado para consumo local na AkzoNobel Powder Coatings GmbH, em Reutlingen, permite que a eletricidade verde seja usada diretamente in situ. Ela representa um dos módulos que a companhia energética está fornecendo a seus clientes no caminho para a transformação em "NetZero".

"Nosso objetivo é impulsionar a transição energética na Alemanha e apoiar as empresas na redução de suas emissões com nossas soluções de fornecimento personalizadas", acrescenta Sven Wolf, Gerente Geral de Soluções para Clientes da Iberdrola Alemanha: "Nesse sentido, o ambicioso desenvolvimento de soluções fotovoltaicas na Alemanha desempenha um papel fundamental. O fato de termos realizado esse projeto em um tempo relativamente curto demonstra o potencial de crescimento que temos no campo da energia fotovoltaica."

Peter Gebhardt, gerente de obra da AkzoNobel em Reutlingen, explica: "A AkzoNobel definiu claramente as metas de sustentabilidade como parte da nossa filosofia corporativa People. Planeta. Paint. Essas metas incluem a redução das emissões de carbono em 50%, o uso de eletricidade 100% renovável e a eliminação de resíduos não recicláveis até 2030. O fato de agora gerarmos nossa própria eletricidade em Reutlingen é um passo importante para atingir essas metas”.

O foco internacional facilita a velocidade dos projetos

Graças à cooperação de equipes na Espanha e na Alemanha, usando a experiência do Grupo Iberdrola com atuação global, o projeto foi realizado em cerca de dez meses em um momento difícil para o mercado. Durante a fase de instalação, a produção da AkzoNobel Powder Coatings GmbH pôde continuar sem interrupções.

O sistema fotovoltaico gerará cerca de 200.000 kWh de eletricidade verde por ano, cobrindo pouco mais de 4% do consumo de energia da AkzoNobel. Anualmente, a operação economizará cerca de 125 toneladas de emissões de CO2. O sistema foi instalado em cooperação com a empresa espanhola Greening S.L. Foram usados apenas componentes de alta qualidade com as melhores condições de garantia disponíveis no mercado.

Iberdrola Alemanha - Um modelo de negócio integrado

A subdivisão Onsite Solar é um módulo importante na estratégia de crescimento integrado da Iberdrola no mercado principal alemão. No campo das soluções de energia sustentável, a empresa pretende trabalhar com os principais atores da economia alemã para ajudá-los a atingir suas metas climáticas com soluções de descarbonização baseadas no mercado.

Na Alemanha, a Iberdrola agrupou todas as suas atividades comerciais sob a filial Iberdrola Alemanha. A empresa com sede em Berlim é a maior operadora de parques eólicos offshore no Mar Báltico alemão. Com suas divisões de negócios Offshore e Onshore, a Iberdrola Alemanha atua no planejamento, construção e operação de parques eólicos offshore e onshore, bem como em projetos fotovoltaicos. A empresa oferece a seus clientes industriais e comerciais soluções personalizadas para o fornecimento de energia verde, que vão desde o fornecimento clássico de eletricidade, incluindo serviços de gestão de portfólio, passando por contratos PPA de longo prazo vinculados às próprias usinas de energia renovável da Iberdrola, até soluções fotovoltaicas para autoconsumo no local. A Iberdrola Alemanha também oferece soluções integradas de tecnologias cruzadas, como o armazenamento de baterias ou a produção de hidrogênio verde para uso industrial.

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel fornece tintas, revestimentos e vernizes inovadores e sustentáveis que são cada vez mais confiáveis para seus clientes, nossa sociedade e o meio ambiente. O portfólio de marcas de classe mundial da AkzoNobel - incluindo Dulux, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. A empresa opera em mais de 150 países e tem como objetivo se tornar líder global do setor. A empresa de tintas e revestimentos com visão de futuro estabelece metas baseadas na ciência e toma medidas concretas para enfrentar os desafios globais e apoiar de forma sustentável as gerações futuras.

Para obter mais informações, acesse www.akzonobel.com.

Sobre a Iberdrola

A Iberdrola, a maior empresa de eletricidade da Europa por capitalização de mercado e uma das três maiores do mundo, é líder em energias renováveis e está liderando a transição energética para uma economia de baixo carbono. O grupo fornece energia para quase 100 milhões de pessoas em dezenas de países. Com foco em energias renováveis, redes inteligentes e soluções inteligentes para clientes, os principais mercados da Iberdrola são a Europa (Espanha, Reino Unido, Portugal, França, Alemanha, Itália e Grécia), os Estados Unidos, o Brasil, o México e a Austrália. A empresa também está presente em mercados em crescimento, como Japão, Taiwan, Irlanda, Suécia e Polônia, entre outros.

A companhia conta com uma força de trabalho de mais de 40.600 funcionários e ativos de mais de 154,6 bilhões de euros. Em 2022, a Iberdrola teve um faturamento de cerca de 54 bilhões de euros, obteve um lucro líquido de 4,34 bilhões de euros e pagou 7,5 bilhões de euros em contribuições fiscais nos países em que opera. A empresa contribui para a manutenção de mais de 400.000 empregos nas comunidades de sua cadeia de suprimentos, e as compras globais de fornecedores ultrapassaram 17,8 bilhões de euros em 2022. Líder na luta contra as mudanças climáticas, a Iberdrola investiu mais de 130 bilhões de euros nas últimas duas décadas para contribuir para a construção de um modelo energético sustentável, baseado em sólidos princípios ambientais, sociais e de boa governança (ESG).