Notícia

2022-02-17 07:05:00.0

Começa o programa Reskilling for Employment, coliderado pela Iberdrola, para a formação profissional de 5 milhões de pessoas na União Europeia

•    Promovida pela European Roundtable of Industry (ERT), a iniciativa promove a recapacitação profissional e a criação de novos empregos para cinco milhões de profissionais até 2030

•    Hoje é o lançamento do site que permite que os trabalhadores possam adquirir novas habilidades e mudar a trajetória de suas carreiras

A rápida transformação digital e a obsolescência das habilidades levaram a uma lacuna profissional, o que coloca em risco algumas profissões na Europa. Neste contexto, a Iberdrola, juntamente com outras empresas como AstraZeneca, Iberdrola, Nestlé, SAP, Sonae, Telefónica e Grupo Volvo estão coliderando o programa europeu Reskilling for Employment (R4E), que hoje lança seu site com o objetivo de promover a formação e a busca de soluções estruturais para o desemprego no continente.

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, membro da ERT e um dos principais promotores da iniciativa, destacou que "em menos de 30 anos devemos passar de um mundo ainda altamente dependente de combustíveis fósseis a ter zero emissões líquidas. A próxima década será decisiva para alcançar esse objetivo, serão necessários a inovação e o talento, dois valores fundamentais em nossa empresa. Somente nos próximos dois anos, a Iberdrola formará 15.000 pessoas através de nossos programas de requalificação de empregos verdes, criando empregos de alta qualidade para conseguir um sistema energético mais limpo e inteligente. Convidamos todas as organizações e empresas a aderir a esta iniciativa, contribuindo assim para a transformação que irá melhorar a eficiência, criar empregos e, em última instância, tornar este planeta um lugar melhor para se viver".

Promovido pela European Roundtable of Industry (ERT), o programa R4E já está em funcionamento em Portugal, Espanha e Suécia e está sendo preparado para lançamento em outros países da União Europeia com empresas adicionais, fornecedores de requalificação, empresas inovadoras de nova criação e agências de recrutamento.

Esta iniciativa de formação paneuropeia - anunciada na Cúpula Social do Porto em maio de 2021 - foi criada para promover a colaboração e a parceria entre provedores de formação, empresas e candidatos de emprego, com o objetivo de lidar com a escassez de habilidades em setores emergentes, em um momento em que o cenário do mercado de trabalho na Europa está passando por mudanças significativas.

Impulsionando o bem-estar para além de 2025 

A McKinsey & Company, um parceiro fundamental na iniciativa R4E, estima que aproximadamente 20 milhões de pessoas precisarão de recapacitação para novas ocupações à medida que seus empregos atuais desapareçam pela automação e pelo surgimento de novos tipos de profissões nos próximos anos. A iniciativa R4E tem como objetivo final atualizar as habilidades e garantir novos empregos para 5 milhões de pessoas até 2030.

Esta iniciativa oferece um ecossistema de formação para adultos onde os candidatos são apresentados a oportunidades de treinamento e emprego e, posteriormente, recebem formação, orientação e acesso a um trabalho preparado para o futuro. 

O processo requer programas de formação específicos, orientação aos candidatos e ecossistemas locais de emprego bem conectados, onde os provedores de formação e as empresas podem rapidamente conectar candidatos com vagas. 
 
A iniciativa R4E, que é adaptada às necessidades e contextos específicos de cada país, tem um modelo abrangente e opera através de quatro mecanismos:

1.    Capacitação tecnológica para a readaptação profissional, incluindo uma plataforma comum e recomendações impulsionadas por inteligência artificial;
2.    Uma rede de fornecedores de formação de alta qualidade selecionados e empresas de ofertas de emprego; 
3.    A criação de ecossistemas de emprego nas cidades para adequar a oferta e a demanda de trabalho;
4.    Projeto de sistemas de financiamento para alinhar os incentivos aos provedores de formação, empresas e candidatos.

Paulo Azevedo, presidente da Comissão de Emprego, Competências e Impacto da ERT declarou: "É um prazer anunciar o lançamento oficial do site da R4E. O objetivo da R4E é simples: ajudar as pessoas no processo de requalificação para profissões mais procuradas, melhorando assim sua qualidade de vida. Os sites da R4E estão no centro de nossa abordagem colaborativa e integral para lidar com a necessidade urgente de adquirir novas habilidades na Europa".


Para mais informações, consulte a nota enviada pela ERT.
https://ert.eu/documents/r4ewebsitelaunch/