Notícia

2021-08-27 00:00:00.0

Nós queremos abastecer os EUA com energia verde

Em uma entrevista concedida ao Wall Street Journal, o presidente e CEO da Iberdrola, Ignacio Galán, disse acreditar na possibilidade de um sistema de transmissão de eletricidade inteiramente alimentado com energias renováveis através de uma combinação entre solar, eólica, hidráulica e baterias.

Eis aqui alguns dos destaques da entrevista*:

  • Quando nós começamos 20 anos atrás, recebemos muitas críticas daqueles que investiam em usinas a carvão e em minas, pois afirmavam que essa era a única forma de manter as luzes acesas. [...] Agora as usinas a carvão estão sendo fechadas [...], as usinas a gás, em alguns casos, estão sendo usadas apenas como reserva (backup), mas as luzes permanecem acesas e a demanda por eletricidade tem crescido".
  • "A pressão sobre os políticos para reduzirem as emissões provenientes do carvão é cada vez maior", especialmente após o lockdown causado pela pandemia, quando "as pessoas se deram conta de que existe um outro mundo sem fumaça e sem poluição".
  • "A mensagem transmitida pelos EUA indicando que o futuro será construído com energias renováveis, junto ao fechamento das usinas a carvão até 2035, é muito positiva".
  • "Estamos vivendo um momento-chave porque parece que temos cada vez menos inimigos. Alguns deles estão se tornando concorrentes ou, inclusive, parceiros em projetos. Acho isso fantástico!"

* Somente sob assinatura.