Notícia

2021-12-28 04:46:00.0

Siemens Gamesa e Iberdrola assinam contratos para a manutenção de cerca de 2 GW em 69 parques eólicos na Espanha e Portugal

  • Trata-se da manutenção de 1.963 turbinas eólicas de potência unitária entre 660 kW e 3.465 MW por um período de três a cinco anos
  • A manutenção desses quase 2 GW requer o trabalho de cerca de 160 técnicos  
  • O acordo inclui modificações de projeto e melhorias da frota mantida para aumentar a produção 

A Siemens Gamesa e a Iberdrola assinaram contratos de serviço de manutenção para um total de 1.928 MW em 69 parques eólicos do grupo energético na Espanha e em Portugal por um período de três a cinco anos. São 1.963 turbinas eólicas das plataformas G4X (660 kW de potência unitária), G5X (850 kW), G8/9X (2,0 MW), Siemens Gamesa 2.X (SG 2,1-114 e SG 2,6-114) e Siemens Gamesa 3.X (SG 3,4-132). 

Com estes novos contratos, a Siemens Gamesa consolida sua posição como principal fornecedor de serviços de operação e manutenção da Iberdrola na região. Trata-se de novos contratos e renovações. 

A manutenção dos parques eólicos incluídos nestes contratos requer o trabalho de cerca de 160 funcionários. Os técnicos dos parques eólicos geralmente estão localizados nas áreas rurais onde os parques eólicos estão instalados, portanto, a manutenção dos parques eólicos apoia a atividade local e o emprego.

O trabalho de manutenção aplicado a este tipo de turbinas, a mais antiga da frota da Iberdrola, permite maximizar significativamente seu nível de eficiência, assim como prolongar sua vida útil a médio e longo prazo.

A Siemens Gamesa, além de oferecer serviços de operação e manutenção, está trabalhando em programas para maximizar a produção de energia, melhorar a disponibilidade e otimizar os custos de operação e manutenção (O&M) durante toda a vida útil da turbina. Nesse sentido, o acordo alcançado entre a Siemens Gamesa e a Iberdrola também contempla modificações e melhorias no projeto da frota durante a vigência dos contratos de manutenção, com o objetivo de modernizar a frota e melhorar de forma segura o rendimento das turbinas eólicas.

"É uma grande satisfação ter alcançado um acordo tão importante com a Iberdrola, não só devido ao tamanho da operação, mas também porque nos permite fortalecer nosso relacionamento com um de nossos principais clientes. Com estes acordos, também podemos ir além das tarefas habituais de manutenção e oferecer soluções que o mercado exigirá cada vez mais, como a modernização das turbinas existentes para aumentar a produção de energia e, ao mesmo tempo, reduzir o custo de operação e manutenção", disse John Paul Larrañeta, CEO da Siemens Gamesa Services para o sul da Europa e África. 

Com esta transação, a Siemens Gamesa passa a gerenciar a manutenção de 14 MW para mais de 340 clientes em 12 países do sul da Europa e da África. 

Acesso a informação legal