Pasar al contenido principal

Notícia

2026-01-29 16:27:00.0

Subsidiária da Iberdrola no Brasil conquista Prêmio Ibero-Americano de Qualidade na categoria Ouro por sua excelência operacional

  • Promovido pela Fundação Ibero-Americana para a Gestão da Qualidade (FUNDIBEQ) e apoiado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), eesta é a máxima distinção concedida a organizações públicas e privadas na Ibero-América.
  • A Iberdrola México também foi reconhecida por seu programa de apoio ao esporte feminino.

A Neoenergia, subsidiária da Iberdrola no Brasil, recebeu o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade, na categoria Ouro, por seus elevados padrões operacionais e pelo desempenho de suas cinco distribuidoras. A premiação é um projeto vinculado à Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, coordenada pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e gerido pela Fundação Ibero-Americana para a Gestão da Qualidade (FUNDIBEQ). 

Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, recebeu a premiação em cerimônia realizada no Salão de Atos do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), em Madri, na Espanha. Esta é a primeira vez nas 26 edições do Prêmio Ibero-Americano de Qualidade que um grupo de empresas é condecorado, já que a Neoenergia recebeu a distinção juntamente com suas cinco distribuidoras. Com mais de 16 mil colaboradores, a Neoenergia é a maior organização já reconhecida pela honraria.

O Prêmio Ibero-Americano de Qualidade, que reforça o compromisso do Grupo com uma gestão responsável, alinhada ao impacto social e à sustentabilidade, constitui a mais alta distinção concedida no espaço ibero-americano a organizações públicas e privadas.

A avaliação das candidaturas é realizada por meio do Modelo Ibero-Americano de Excelência em Gestão, que integra aspectos fundamentais como inovação, digitalização, sustentabilidade e gestão de riscos. Desde sua criação em 1999, esse reconhecimento consolidou-se como um selo de prestígio internacional.

Na mesma cerimônia, a Iberdrola México recebeu uma premiação, também na categoria Ouro, pela DestElla, um programa social que promove o desenvolvimento e o empoderamento de meninas e mulheres por meio do esporte. Desde seu lançamento em 2024, o programa já beneficiou mais de 8.500 participantes. Katya Somohano, CEO da Iberdrola México, recebeu o prêmio.

O Grupo Iberdrola já recebeu o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade em edições anteriores. Em 2014 e 2016, a distribuidora Neoenergia Elektro foi premiada na categoria Ouro. Em 2019 e 2021, a Iberdrola México conquistou a categoria Prata e, em 2024, conquistou a categoria Ouro.