Notícia

2020-07-02 00:00:00.0

Tour Universo Mulher comprometido com o esporte adaptado

  • Eva Moral e Desirée Vila oferecem suas reflexões sobre os Jogos Paralímpicos no terceiro e último capítulo da primeira edição digital do tour
  • O programa, que também conta com uma exibição da ginasta Cristina Korniychuck, será transmitido neste sábado no canal Teledeporte no período da tarde

A campeã da Europa de Triatlo adaptado, Eva Moral, é uma das atletas convidadas da terceira edição do Tour Universo Mulher, o programa que faz parte do “Universo Mulher” do Conselho Superior de Esportes da Espanha, da Fundação Deporte Joven e promovido pela Iberdrola, que vai ao ar neste sábado no canal Teledeporte às 18h20. “Dizem que somos atletas paralímpicas ou com deficiências. Mas esporte é esporte. É indiferente que você esteja usando uma cadeira de rodas, que seja homem ou mulher, que tenha 20 ou 30 anos. O esporte não entende nada disso, é só esforço, disciplina e sacrifício. Esporte sem sobrenomes”, comenta a triatleta durante sua entrevista.

Nessa edição também veremos como a atleta no esporte adaptado Desirée Vila, atual campeã da Espanha dos 100 metros e de salto em distância, está enfrentando os treinamentos desde a abertura das instalações do CAR (Centro de Alto Rendimento) de Madri após o intervalo forçado causado pela COVID-19: “A primeira vez que voltei foi incrível”.

Ángeles Santamaría, CEO da Iberdrola Espanha, ressalta a importância de promover o esporte feminino através do Tour Universo Mulher: “Participamos dessa iniciativa pelo quarto ano consecutivo e apoiamos o trabalho de dezesseis Federações esportivas porque temos certeza de que através do esporte e do compromisso de nossas atletas vamos continuar avançando em igualdade de oportunidades. Também estamos criando referências, algo muito necessário neste momento, associadas aos valores do esforço, trabalho em equipe e inclusão”.

Com a divulgação desses conteúdos no canal Teledeporte, também disponíveis nos canais digitais habituais, se mantém o objetivo do Tour Universo Mulher de incentivar a presença da mulher no mundo dos esportes e o reconhecimento de seus esforços e sucessos. Esse novo evento online visa projetar ainda mais a imagem da mulher como parte ativa e fundamental do esporte na Espanha.


Iberdrola, principal promotora do programa ‘Universo Mulher’

O Tour ‘Universo Mulher” faz parte do programa Universo Mulher do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD), do qual a Iberdrola é a principal promotora desde julho de 2016. Em virtude desse acordo, a empresa apoia 16 Federações esportivas selecionadas pelos seus extraordinários méritos no esporte, alto nível de participação, existência de programas de incentivo ao esporte-base e outros projetos sociais. A Iberdrola é a primeira empresa que assume um compromisso global de incentivar a participação da mulher na área esportiva como meio para promover a igualdade de oportunidades, um valor essencial para a empresa. Através do incentivo ao esporte feminino, a Iberdrola contribui para a criação de novas referências na sociedade, fomentando hábitos saudáveis desde idades precoces.