Notícia

2022-06-09 05:25:00.0

Com um prêmio de 50.000 euros para cada vencedor, este ano está incluída uma nova categoria de saúde mental

Um total de 600 projetos competirão na terceira edição dos Prêmios Supera da Iberdrola para promover a igualdade através do esporte

  • A iniciativa, destinada a promover a igualdade de gênero através do esporte, reconhecerá projetos em seis categorias: esporte de base, incorporação à competição, integração social, inclusão, divulgação e visibilidade, e cuidado à saúde mental
  • Nesta edição, farão parte do Júri de Honra Susanna Griso, Sonsoles Ónega e Eli Pinedo, juntando-se assim a outras treze personalidades esportivas espanholas como Carolina Marín, Manu Carreño e Vicente del Bosque

Os Prêmios Supera da Iberdrola, que reconhecerá os melhores projetos a favor da igualdade de gênero e da excelência da mulher através do esporte, recebeu um total de 600 candidatura em sua terceira edição. 

Os prêmios, que este ano incluem uma nova categoria no campo da saúde mental, contam com um valor de 50.000 euros em cada uma dessas categorias. As iniciativas estão relacionadas à promoção do esporte de base entre meninas até os 16 anos de idade (Supera Base); a ajuda à incorporação da mulher na competição (Supera Competición); a inclusão de mulheres com habilidades especiais no esporte (Supera Inclusión); a integração da mulher na sociedade através do esporte (Supera Social); o aumento da visibilidade do esporte feminino (Supera Difusión); e o desenvolvimento sustentável e o cuidado da saúde mental dentro do campo do esporte (Supera Salud Mental).

O Júri de Honra, que deverá selecionar os projetos vencedores, contará com a presença das jornalistas Susanna Griso e Sonsoles Ónega, assim como da jogadora de handebol Eli Pinedo, que se unem às onze mulheres e quatro homens, todos eles personalidades conhecidas do mundo do esporte e do jornalismo espanhol: Ona Carbonell, Amanda Sampedro, Carolina Marín, Javier Fernández, Jesús Carballo, Manu Carreño, Marta Arce, Paloma del Río, Sandra Sánchez, Silvia Navarro, Teresa Perales e o ex-técnico da seleção masculina de futebol,  Vicente del Bosque.

Com 600 candidaturas apresentadas somente nesta edição, os Prêmios Iberdrola Supera consolidaram amplamente o interesse de atletas federados, associações e clubes esportivos, federações nacionais e regionais, escolas, institutos e diferentes entidades públicas e privadas em se envolverem na iniciativa.

Iniciativas vencedoras em 2021

Entre as iniciativas apresentadas na edição de 2021, acabaram como vencedores os seguintes projetos: Formando Valores através da Ginástica Acrobática (SuperA Base); Mãos de Mulher, competimos para inspirar (SuperA Competición); Nunca é tarde demais (SuperA Divulgação); 1ª Escola de ciclismo adaptado (SuperA Inclusión); Copa Donosti (SuperA Social) e Águas Limpas (SuperA Sostenibilidad). 

Os Prêmios Iberdrola SuperA estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda das Nações Unidas para 2030, principalmente o número 5: Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

Iberdrola é pioneira na promoção do esporte para a mulher 

A promoção do esporte praticado por mulheres se tornou uma alavanca fundamental para a Iberdrola e a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus principais valores. Em 2016, a Iberdrola se tornou a primeira empresa a assumir um compromisso firme e global com a igualdade e o empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente a empresa apoia 32 federações: ginástica, triatlo, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, vôlei, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surf, esportes no gelo, esgrima, atividades subaquáticas, boliche, esportes de inverno, halterofilismo, judô, luta olímpica, alpinismo e escalada, natação, patinação, pelota basca, remo, squash, taekwondo, tênis, tiro com arco e vela. A companhia também dá seu nome a 32 ligas, todas ao mais alto nível, e a outras 100 competições com naming right.

A redução da diferença de gênero no esporte é um compromisso com a igualdade das mulheres através da excelência e se traduz em uma referência importante para as meninas, a partir de sua prática de atividade física e esporte em todos os níveis do sistema educacional, para mostrar-lhes que o caminho para o esporte federado e de alto desempenho também é possível para elas.