2023-03-17 08:06:00.0

Abrimos hoje nossos canais de participação na Assembleia Geral de Acionistas

• A empresa propôs pagar um dividendo de 0,005 euros brutos por ação se for atingido um quórum de pelo menos 70% do capital social
  • A Iberdrola realizará uma Assembleia ainda mais participativa, acessível, próxima, sustentável e inovadora

A Iberdrola quer fortalecer a comunicação com seus centenas de milhares de acionistas na Assembleia Geral do dia 28 de abril e, para isso, abriu hoje seus canais para participar da reunião.

Com o objetivo de manter uma Assembleia ainda mais participativa, acessível, próxima, sustentável e inovadora, a empresa oferece uma ampla gama de canais de participação: os acionistas que receberem um cartão da empresa poderão abrir um código QR personalizado para entrar no www.votojunta.iberdrola.com e votar de um modo rápido e fácil. Caso eles utilizarem os cartões enviados pelas entidades depositárias, poderão acessar o mesmo link com sua assinatura eletrônica ou simplesmente com seu número de ações ou sua senha do Clube de Acionistas OLA. Ao mesmo tempo, foi criado o endereço eletrônico Junta2023@iberdrola.es para os acionistas que preferem enviar seus cartões assinados através deste canal.

Outra opção é exercer o direito de voto por telefone, ligando para o número gratuito 900 100 019, ou utilizar o serviço postal tradicional, enviando o cartão assinado para a caixa postal 1.113, 48080 Bilbao.

A Iberdrola é a primeira empresa espanhola a permitir que seus acionistas exerçam seus direitos de voto através de sistemas de mensagens instantâneas. Para votar através deste canal, os titulares de ações simplesmente terão que enviar uma imagem de seu Boletim de Voto à Distância assinado por WhatsApp (para o número +34 639 000 639) ou por Telegram (para a conta da Assembleia Iberdrola).

Além disso, a empresa coloca à disposição dos acionistas seus pontos de atendimento presencial em Bilbao, Madri, Valência, Valladolid e Zaragoza. Em todos eles, será possível delegar, votar e retirar um brinde por participar do dia 19 de abril até o dia 27 do mesmo mês.

Todos os acionistas que desejarem exercer seus direitos de representação ou voto à distância devem solicitá-lo através de um dos canais acima mencionados antes das 24:00 do dia 27 de abril, véspera da Assembleia Geral.

Os acionistas e representantes que desejarem comparecer de forma virtual devem se registrar entre 08:00 e 10:15 da manhã do dia 28 de abril (data prevista para a Assembleia). Para acelerar seu registro no dia da Assembleia, é possível se inscrever com antecedência através do Portal de Participação no site durante os cinco dias anteriores à Assembleia, ou seja, a partir de 23 de abril. Aqueles que preferem participar pessoalmente devem reservar um assento através do Escritório de Acionistas ou do site antes das 10:15 do dia da Assembleia.

Iberdrola fomenta a comunicação fluida e permanente com os acionistas

O Escritório dos Acionistas é o principal canal de informação, com o objetivo prioritário de ser uma área aberta, permanente e transparente com todos os acionistas da Iberdrola, desenvolvendo continuamente iniciativas que visem fortalecer esse relacionamento e permitir que eles estejam constantemente informados e possam fazer propostas relativas à gestão da empresa.

Desta forma, o Escritório dos Acionistas serve para atender, a qualquer momento, as consultas, dúvidas ou sugestões dos acionistas, através de uma linha telefônica de ajuda gratuita (900 100 019) e um endereço eletrônico (accionistas@iberdrola.com), estando em contato com os acionistas voluntariamente registrados em seu banco de dados.

Além disso, a empresa tem um Assistente Virtual do Acionista (VSA), um chatbot projetado para responder imediatamente a consultas sobre a Assembleia e fornecer todas as informações e links de interesse para facilitar sua participação no evento.

Dentro do site está localizado o Clube de Acionistas OLA, um sistema interativo que representa mais um passo no canal direto, fluido e permanente de diálogo que a Iberdrola mantém com seus acionistas. Ao se registrar neste clube, os acionistas podem participar de atividades especiais de lazer, eventos, sorteios, etc. Além disso, podem apresentar de forma pública ou confidencial quaisquer questões de interesse, acessar as perguntas e respostas mais frequentes sobre diversos tópicos e, a partir da convocação para a Assembleia Geral de Acionistas, exercer seus direitos de informação, representação e votação à distância, bem como assistir à transmissão ao vivo da reunião.

Iberdrola foi a primeira empresa do Ibex 35 a ter uma aplicativo de celular específico para investidores e acionistas: o Iberdrola Relação com Investidores. Os investidores podem consultar todas as informações relevantes sobre o desempenho econômico e financeiro da empresa a partir de seus dispositivos móveis. Eles também podem utilizar este aplicativo para acompanhar as apresentações de resultados da empresa, bem como a realização da Assembleia Geral de Acionistas. Ele também oferece a evolução do preço das ações, assim como o acesso a gráficos de preços de ações.

Compromisso com a participação

Para incentivar a participação, a empresa propôs pelo segundo ano consecutivo um dividendo de participação de 0,005 euros brutos por ação (um euro bruto para cada 200 ações). Se for atingido um quórum de pelo menos 70% do capital social, a empresa pagará esta quantia a todos os acionistas com direito a participar da Assembleia. A Iberdrola é a única empresa do Ibex 35 que premia seus acionistas desta forma no evento mais importante da companhia.

O dividendo de participação faz parte de um conceito de uma Assembleia mais participativa, acessível, próxima, sustentável e inovadora.