Notícia

2023-08-09 10:53:00.0

Começaremos a encher o reservatório do Alto Tâmega

  • O túnel de desvio do rio foi fechado em julho deste ano.
  • A barragem entrará em operação comercial em março de 2024.

A construção da usina hidrelétrica do Alto Tâmega continua avançando em bom ritmo. As obras estão praticamente concluídas e as montagens eletromecânicas serão finalizadas até o final de 2023, quando a instalação começará a operar.

A usina do Alto Tâmega, com 160 MW, é o último dos três empreendimentos que compõem o complexo do Tâmega. Os outros dois, Gouvães, uma usina de armazenamento por bombeamento de 880 MW, e Daivões, com 118 MW, estão em operação comercial desde 2022.

A represa do Alto Tâmega já está totalmente concluída. A construção consiste em uma grande barragem em arco de curvatura dupla, com 104,5 metros de altura, 220.000 m3 de concreto e 335 metros de comprimento de crista.

Por motivos construtivos e térmicos, a concretagem da barragem foi realizada em 21 blocos, que, por sua vez, são divididos em seções de 2 metros de altura. A concretagem completa da barragem levou menos de dois anos e foi concluída no final de 2022.

Nesta primavera, foi realizada a injeção das juntas de construção da barragem, uma vez que se completou o processo de esfriamento do concreto durante o inverno e aumentou a abertura entre as juntas. Dessa forma, quando as lacunas entre os blocos forem preenchidas, a barragem adquirirá seu caráter monolítico e será possível iniciar o enchimento do reservatório.

Durante este mês, o túnel de desvio do rio foi fechado e nos próximos três meses, aproximadamente, um tampão de concreto de 28 metros de comprimento será construído dentro do túnel para garantir o fechamento do túnel de desvio durante toda a vida útil da instalação. Durante esses três meses, o fluxo do rio continuará fluindo pelas saídas inferiores da barragem.

A partir desse momento será realizado o enchimento do reservatório do Alto Tâmega, que cobrirá uma área de 468 hectares (ha) e terá um volume de 132 hm3, e o depósito fornecerá a água necessária para a produção de eletricidade renovável na usina de Alto Tâmega, que terá duas unidades com capacidade total de 160 MW.

A construção dessa grande barragem, com sua usina hidrelétrica na base da barragem, é o resultado de um enorme trabalho de projeto e execução de uma grande equipe interdisciplinar da Iberdrola, que foi diretamente responsável pelo licenciamento, planejamento, engenharia, supervisão da construção, comissionamento, questões ambientais, relações com as entidades afetadas do Estado português, relações com as comunidades locais, execução dos serviços afetados e uma ampla gama de outras questões, todas necessárias para construir uma instalação dessa magnitude dentro do prazo e do cronograma.

Durante a construção da usina hidrelétrica do Alto Tâmega, foi atingido um pico de quase 1.000 trabalhadores no local

Enquanto isso, a montagem eletromecânica da usina continua e avança sem problemas, de acordo com o cronograma. As turbinas de ambas as unidades já estão totalmente montadas e os geradores estão em um estágio avançado de montagem. Depois que o reservatório estiver cheio neste inverno, a previsão é que se realize a primeira sincronização de um grupo com a rede, programada para janeiro de 2024, e o início das operações comerciais da usina, em março de 2024.

Deve-se observar também que a criação do reservatório do Alto Tâmega envolveu, entre outras coisas:

  • Renovação dos serviços afetados. Entre outros, duas pontes de aproximadamente 150 metros de comprimento cada, 16 km de estradas de acesso, 9 km de rotas para pedestres, 4 km de linhas de energia, 5 km de linhas telefônicas, adaptação de uma estação de tratamento de esgoto, etc. 
  • Medidas de compensação de sistemas ecológicos, enquadradas no EIA (Estudo de Impacto Ambiental) do projeto. Exemplos dessas medidas são o reflorestamento de mais de 1.000 hectares (há), o plantio de 17.000 sobreiros, ações para conservar as populações de flora e fauna protegidas, etc.

Isso foi possível graças a uma próxima e constante colaboração com autoridades nacionais e municipais, comunidades locais e outras entidades estatais envolvidas.

O complexo hidrelétrico do Tâmega é uma das maiores iniciativas energéticas da história de Portugal, com um investimento total de mais de 1,5 bilhão de euros e uma capacidade instalada de 1.158 MW, dos quais 880 são reversíveis.