Notícia

2022-11-30 19:47:00.0

Entregamos os Prêmios Iberdrola Supera para a promoção da igualdade

  • Os Prêmios Iberdrola Supera 2022 realizou a entrega hoje de 300.000 euros em seis categorias para promover a igualdade através do esporte.
  • Assim, a empresa destaca seu compromisso com o esporte feminino em todas as áreas.

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, apresentou estar tarde os Prêmios Iberdrola Supera, que reconhecem a promoção da igualdade através do esporte com um total de 300.000 euros que serão utilizados para tornar realidade os projetos vencedores em cada uma das seis categorias.

Desde 2016, a Iberdrola é a principal promotora do esporte feminino na Espanha. A companhia apoia 32 Federações Nacionais, promovendo mais de 600.000 mulheres federadas, o que representa 2 em cada 3 mulheres federadas, e conta com mais de 100 competições com o naming right Iberdrola, incluindo 32 ligas.

Em relação aos prêmios, Galán destacou que com estes "a empresa materializa seu compromisso integral com a igualdade, acompanhando meninas e mulheres para realizar seus sonhos através do esporte. Assim como um edifício precisa das melhores fundações possíveis, nossas futuras esportistas e mulheres também merecem o melhor apoio possível. Eventos como os de hoje são o caminho para o sucesso futuro e dão visibilidade a iniciativas que vão do esporte de base à competição de alto nível, incluindo os aspectos mais sociais do esporte, como a inclusão e o cuidado da saúde mental das esportistas".

O Júri de Honra, composto por Susanna Griso, Sonsoles Ónega, Eli Pinedo, Ona Carbonell, Amanda Sampedro, Carolina Marín, Javier Fernández, Jesús Carballo, Manu Carreño, Marta Arce, Paloma del Río, Sandra Sánchez, Silvia Navarro, Teresa Perales e Vicente del Bosque, analisou os candidatos durante dias para chegar a sua decisão.

Os vencedores foram informados do veredicto em um evento apresentado pela jornalista Aurora González e que contou com a presença do ilusionista Jorge Luengo e da cantora Luz Casal, com a presença do Presidente do Conselho Esportivo Espanhol, José Manuel Franco; da Secretária Geral do Comitê Olímpico Espanhol, María Victoria Cabezas, do Presidente do Comitê Paraolímpico Espanhol, Miguel Carballeda; de representantes das 32 Federações Esportivas Nacionais patrocinadas pela empresa, Sofía Miranda; e de representantes das 32 Federações Esportivas Nacionais patrocinadas pela empresa; o Presidente do Comitê Paraolímpico Espanhol, Miguel Carballeda; o Delegado do Conselho Municipal de Esportes de Madri, Sofía Miranda; representantes das 32 Federações Nacionais de Esportes patrocinadas pela empresa; e um grande número de Embaixadores da Iberdrola, como Carolina Marín (badminton), Ona Carbonell (natação sincronizada), Teresa Perales (natação), entre outros.

A gala de premiação deu o toque final a uma terceira edição que recebeu 600 candidatos e que hoje tornou visível, de forma festiva, o papel que a empresa está desempenhando na conquista da igualdade através do esporte.

Com um total de 300.000 euros, os prêmios serão de 50.000 euros para cada um dos projetos, programas ou iniciativas vencedoras nas seis categorias:

"Supera Base", para a promoção do esporte de base entre meninas de até 16 anos de idade, que foi concedido ao Club Deportivo de Patinagem e Hóquei em Patins de Getxo (País Basco), com o objetivo de adaptar suas infraestruturas para poder competir.

"Supera Competición", para ajudar a incorporação de mulheres na competição, que ajudará o Club Deportivo Pingüinos Rugby de Burgos (Castela e Leão) a ser promovido à “División de Honor B” e tornar o rúgbi um esporte de referência para todas as mulheres e meninas da província.

"Supera Inclusión", para a inserção de mulheres com habilidades especiais na prática do esporte, recebido pelo Club Deportivo Delikia para promover a prática do atletismo entre jovens com deficiência através do treinamento em escolas, associações e sociedades médicas na Galiza.

"Supera Social", para promover a integração da mulher na sociedade através do esporte, e que apoiará o Club de Remo Algeciras (Andaluzia) em ajudar mulheres que superaram o câncer de mama a se integrarem à sociedade através do remo em equipe. 

Por sua vez, "Supera Difusión", por dar visibilidade ao esporte feminino, premiou a série documental "Conquistadoras", do canal ExtTV, por seu projeto de contar as histórias de esportistas, clubes e federações dignas de serem conhecidas, valorizadas e lembradas.

E, como novidade este ano, o "Supera Salud Mental", que premia o cuidado da saúde mental no campo do esporte, foi para o projeto "Entrena tus alas" (“Treine suas asas”, em português), da Affit, para a aplicação de um programa esportivo na Unidade Educacional Terapêutica do Hospital Provincial de Castellón, e para a melhoria que os adolescentes conseguirão graças ao aumento das horas de atividade física.

Apresentação do Prêmio Iberdrola Supera - Iberdrola