Especialistas internacionais debatem o papel da política comercial no combate contra as mudanças climáticas

Notícia Volver

15/11/2021

Especialistas internacionais debatem o papel da política comercial no combate contra as mudanças climáticas

A equipe jurídica da ScottishPower (filial do Grupo Iberdrola no Reino Unido) recebeu vários especialistas mundiais de destaque na Conferência do Clima COP26 para debater o importante papel que as políticas comerciais desempenham no combate contra as mudanças climáticas.

O painel, que esteve formado por Laura Lane, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da UPS; Jakob Kiefer, chefe de Grupo de Assuntos Públicos da ABB; Hoe Lim, diretor da Divisão de Meio Ambiente da Organização Mundial do Comércio (OMC); e Alison Hamilton, representante permanente adjunta da Nova Zelândia na OMC, analisou como a política comercial pode se alinhar melhor com os objetivos das mudanças climáticas.

Além disso, os especialistas dialogaram sobre o relatório Delivering a Climate Trade Agenda: Industry Insights (A consecução de uma agenda de comércio climático: perspectivas da indústria), publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial (WEF em inglês), em colaboração com o Escritório de Advogados internacional Clifford Chance.

Børge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial, também se uniu ao evento para oferecer o discurso de abertura sobre o importante papel e as interações que o comércio, o clima e a política exterior desempenham no combate contra as mudanças climáticas.

O relatório do WEF explica que, em grande medida, o comércio e a política climática se desenvolveram historicamente em campos separados. Porém, a urgência da crise climática exige que se preste mais atenção ao papel da política comercial para acelerar a redução de emissões e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O relatório contém a visão de mais de 30 empresas de todo o mundo, incluindo a Iberdrola e a ScottishPower.

Acesso a informação legal