Notícia

2022-05-25 05:52:00.0

O presidente da Iberdrola adverte que a corrida de transição energética da Europa está em jogo

Galán anuncia que a Iberdrola investirá 3 bilhões de euros em hidrogênio verde para acelerar o Pacto Verde Europeu

•    O presidente assinou um manifesto para promover o Pacto Verde Europeu, que visa reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030

•    A Comissão Europeia elaborou um roteiro para alcançar os objetivos, apesar da turbulência nos mercados de energia

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, anunciou no Fórum Econômico Mundial de Davos que investirá 3 bilhões de euros em hidrogênio verde para acelerar o "Pacto Verde Europeu". Galán destacou que o hidrogênio verde é agora o grande desafio europeu, uma oportunidade e que deve ser projetado um marco europeu estável para impulsionar o investimento nesta tecnologia. 

O presidente da empresa de energia enfatizou que o hidrogênio verde trará enormes oportunidades industriais nos usos energéticos difíceis de eletrificar, e que não podemos perder este trem, para o qual precisamos atrair investimentos e um marco regulatório estável, assim como é feito para o resto das tecnologias verdes. Ele também insistiu que é essencial realizar uma ação coordenada da União Europeia para alcançar as ambiciosas metas de hidrogênio verde, que incluem um aumento de 2.000 vezes na capacidade de produção de hidrogênio verde.

A Iberdrola foi pioneira nesta tecnologia com a inauguração no dia 13 de maio da maior usina de hidrogênio verde para uso industrial na Europa. A usina produzirá 3.000 toneladas de hidrogênio verde por ano e a empresa conta com uma carteira de projetos, o que exigirá investimentos no total de 9 bilhões de euros.

Estes investimentos foram estabelecidos como parte da assinatura do manifesto para acelerar o Pacto Verde Europeu diante da tensão dos mercados de energia. Os membros do Grupo de Ação de CEO para o Pacto Verde Europeu estão prontos para trabalhar em conjunto com os responsáveis políticos para transformar a Europa em um continente mais verde, transformando as graves necessidades energéticos e os riscos globais de segurança alimentar em oportunidades econômicas. Os membros do acordo reforçaram seu compromisso de acelerar a transição verde na Europa e estão prontos para apoiar os governos europeus no desenvolvimento de políticas que sejam "adequadas ao propósito".

O Pacto Verde Europeu, apoiado pela Iberdrola e estabelecido em 2020, recebeu hoje um impulso para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030 e para eliminá-las completamente até 2050.

Iberdrola: um exemplo de geração de valor

Galán acredita que o histórico da Iberdrola nos últimos 20 anos confirma que seu compromisso com a luta contra as mudanças climáticas não só beneficia o meio ambiente, mas também seus acionistas e a sociedade em geral. 

Nos últimos 20 anos, a Iberdrola cresceu seis vezes, tornando-se a empresa líder na bolsa espanhola, com uma capitalização de cerca de 70 bilhões de euros, a maior companhia de eletricidade da Europa e uma das quatro maiores do mundo. 

Como resultado deste crescimento, a Iberdrola apoia 400.000 empregos de fornecedores em todo o mundo, tem 40.000 funcionários e contribui com mais de 30 bilhões de euros para o PIB dos países.