Notícia

2021-11-17 00:00:00.0

Participaram do estudo 85.000 mulheres de 40 países. Avaliação baseada em critérios como a igualdade salarial e a licença-maternidade

A Iberdrola está entre as 10 melhores empresas "women-friendly" do mundo profissional

  • As mulheres representam 23 % dos funcionários da Iberdrola. O objetivo para 2022 é ter 25 % de mulheres em postos de direção
  • Para 2025, o objetivo é chegar a 30 %, além de manter a igualdade salarial

A Iberdrola está entre as 10 melhores empresas do mundo quando falamos em integração das mulheres. Esta foi a conclusão do estudo World's Top Female Friendly Companies 2021, no qual a revista Forbes se associou à empresa de pesquisa de mercados Statista para identificar as empresas líderes em termos de apoio às mulheres dentro e fora do local de trabalho.

A igualdade de gênero é um dos compromissos que a Iberdrola inclui em sua política trabalhista e, através de diversas iniciativas, assume este acordo em quatro âmbitos de sua gestão, tanto em recrutamento e seleção como em condições salariais, treinamento e desenvolvimento profissional e comunicação.

As mulheres representam 23 % dos funcionários da Iberdrola. Os progressos obtidos até agora são importantes, mas o objetivo é avançar rumo à consolidação da empresa como uma referência internacional no campo da igualdade.

Para 2022, a empresa estabeleceu o objetivo de ter 25 % de mulheres em postos de direção (em comparação com 21,53 % atual), com a meta de chegar a 30 % em 2025, além de manter a igualdade salarial.


Empresa pioneira em termos de conciliação profissional

A Iberdrola possui mais de 70 medidas de conciliação entre a vida profissional e pessoal. Nos territórios onde está presente, sem prejuízo do cumprimento da legislação legal vigente, a empresa aplica medidas como o pagamento de 100 % do salário durante a licença-maternidade, licença remunerada de 15 dias antes do parto, a redução flexível da jornada laboral para cinco horas (sem diminuição do salário até o filho completar um ano), licenças de até quatro anos -nos quais é possível receber treinamento profissional- e planos de ação completos para combater as desigualdades de forma integral.

O grupo Iberdrola também possui uma longa trajetória de apoio a projetos que promovem o empoderamento feminino. Com mais de 330.000 atletas apoiadas em vários países, a empresa é a maior promotora de mulheres atletas no esporte europeu.

A Iberdrola se destaca como principal empresa colaboradora-patrocinadora da Seleção Espanhola Feminina, das seleções nacionais da Espanha sub-19 e sub-17, da Copa da Rainha e da Primeira Divisão do Futebol Feminino: a Liga Iberdrola.

Em 2019, renovou o compromisso com o projeto e continuou oferecendo apoio a diferentes federações esportivas espanholas. Existem 16 federações esportivas femininas que recebem apoio: atletismo, badminton, handebol, boxe, esportes de inverno, esgrima, futebol, ginástica, hockey, karatê, rugby, canoagem, triathlon, tênis de mesa, surf e voleibol.

No Brasil, por meio da Neoenergia, se converteu na primeira empresa desse país a patrocinar de forma exclusiva a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, um apoio que também abarca o campeonato brasileiro, cujo nome agora é Brasileirão Feminino Neoenergia. A empresa esteve ao lado das seleções femininas brasileiras na preparação dos Jogos Olímpicos de Tóquio e estará na preparação da Copa América Feminina 2022, do Campeonato Sul-americano de Base, da Copa do Mundo Feminina 2023 e dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Acesso a informação legal