Notícia

10.12.2022

Somos a única ‘utility’ europeia incluída nas 23 edições do índice Dow Jones de Sustentabilidade

  • A inclusão da empresa demonstra, mais um ano, seu sólido compromisso com os mais altos padrões ambientais, sociais e de governança corporativa.

A Iberdrola foi novamente incluída no índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI em inglês), o que a converte na única utility europeia que esteve presente no índice em suas 23 edições. É o que reflete a atualização anual publicada pela S&P Dow Jones Indices e pela RobecoSAM, responsáveis por sua elaboração.

Deste modo, fica claro o firme compromisso do grupo com os mais altos padrões ambientais, sociais e de governança corporativa, dado que, de um universo inicial de cerca de 10.000 empresas, somente são selecionadas finalmente 10% das listadas com melhores pontuações de sustentabilidade.

A evolução desse índice reflete o êxito de um modelo baseado em um desenvolvimento sustentável, que possibilitou que a Iberdrola a se tornasse líder mundial em termos de geração renovável, com mais de 39.200 megawatts (MW) instalados e uma produção de energia elétrica sem emissões de mais de 80% no final do terceiro trimestre de 2022.

Nesta edição, a empresa demonstrou outra vez sua liderança em aspectos como inovação, relações com os Stakeholders, oportunidades de mercado, gestão de risco, gestão ambiental e água.

Além de sua inclusão neste índice, também é preciso destacar a alta pontuação do grupo nos principais índices internacionais de sustentabilidade, incluindo o Moody's ESG, CDP, MSCI, FTSE4Good, Sustainalytics, ISS-ESG, Bloomberg GEI, Euronext Vigeo Eiris indices, Global100, EcoVadis, etc.

Lider em termos de sustentabilidade

A Iberdrola incorporou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas para o horizonte 2030, em sua estratégia empresarial e em política de sustentabilidade, e é uma referência por sua contribuição direta para os objetivos globais, destacando suas contribuições no campo da energia e das mudanças climáticas.

A empresa foca seu esforço no fornecimento de energia acessível e limpa (objetivo 7) e na ação climática (objetivo 13). Além disso, o grupo contribui diretamente para garantir água potável e saneamento (objetivo 6), aumentou seu investimento em atividades de P&D+I (meta 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para estabelecer parcerias e meios de implementação dos objetivos (objetivo 17).

Depois de ter se antecipado 20 anos à atual transição energética, o grupo Iberdrola planeja investir 150 bilhões de euros até 2030, permanecendo assim na liderança da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam. A companhia avança com seu histórico plano de investimento de 47 bilhões de euros ao longo do período 2023-2025 e consolida seu modelo de negócio, baseado em mais energias renováveis, mais redes, mais armazenamento e mais soluções inteligentes para os clientes. 

Desta maneira, em 2030, a Iberdrola terá ultrapassado 80 gigawatts (GW) de capacidade instalada renovável e dobrado sua base de ativos regulados para 65 bilhões de euros.