Notícia

2020-05-22 00:00:00.0

Estes alimentos, distribuídos durante 90 dias, serão preparados nas cantinas das sedes da Iberdrola pelo seu pessoal de cozinha habitual

Iberdrola ajuda com 90.000 refeições solidárias pessoas sem recursos em Madri e Biscaia

A Iberdrola, por meio da Fundação Iberdrola España e no âmbito de seu compromisso para mitigar as consequências da crise da COVID-19, implementou uma iniciativa para preparar 90.000 refeições solidárias (1.000 em cada dia durante 90 dias consecutivos) que estarão destinadas a pessoas sem recursos em Madri e Biscaia.

A crise do coronavírus deixou, no primeiro trimestre deste ano, o maior número de pessoas registradas como desempregadas desde 2013, chegando a 1,1 milhão de famílias sem recursos na Espanha[1]. Várias vezes, esta situação multiplicou por três a demanda de alimentos em refeitórios sociais e paróquias que já atendiam famílias em risco de exclusão social e pobreza.

Estas refeições, cujo montante total chega a cerca de 600.000 euros, serão distribuídas pela Fundação Iberdrola España e estão sendo preparadas pelos cozinheiros habituais da Iberdrola (contratados pelo fornecedor Sodexo) que trabalham nas cozinhas da Companhia no complexo de Larraskitu (Biscaia) e no campus para formação e inovação na localidade de San Agustín de Guadalix.

Todos estes refeitórios tiveram que parar suas atividades pela crise do coronavírus. Esta iniciativa solidária também permitiu a incorporação de 16 funcionários da empresa de serviços de restaurantes que tinham sido incluídos em um Processo de Regulamentação Temporária de Emprego (ERTE). Da mesma forma que faz para a Iberdrola, a Sodexo dará o assessoramento de sua equipe de nutricionistas para que os cardápios sejam variados e saudáveis.

A empresa prevê entregar 300 refeições diárias para a organização Cáritas Vizcaya e 700 à Paróquia San Ramón Nonato (Puente de Vallecas, Madri), que coordena cinco refeitórios. Porém, o número de refeições elaborado para cada território irá se adequando em função das necessidades pontuais detectadas.


Compromisso para mitigar os efeitos da pandemia

Atualmente, a Fundação Iberdrola España promove mais de 40 projetos sociais cujo orçamento é de 1,2 milhão de euros e que se concentram em ajudar as pessoas mais vulneráveis. Tais projetos continuam em andamento e cumprindo de forma estrita as recomendações de distanciamento físico e higiene requeridas pela situação de crise de saúde.

Desta forma, a Fundação se soma ao compromisso social do grupo Iberdrola que, através de diversas filiais em todo o mundo, está destinando milhões de euros em material de saúde para colocá-lo à disposição de diversas entidades. Este material, adquirido em coordenação e sob a supervisão das administrações públicas, inclui respiradores, roupa sanitária e máscaras. Além disso, a Iberdrola está adotando mais de 150 medidas para conter o avanço da pandemia e garantir permanentemente o fornecimento elétrico.





[1] Conforme os dados da enquete de população ativa (EPA) divulgada no final de abril.