RESPOSTA GLOBAL DA IBERDROLA FRENTE À COVID-19

Mantemos as operações para o benefício de nossos 'Stakeholders'

#RSC #saúde #ação social

O grupo Iberdrola mantém suas operações durante a crise provocada pelo coronavírus (COVID-19), cumprindo assim os compromissos com seus Stakeholders: clientes, funcionários, fornecedores e sociedade em geral. Desde o começo da pandemia, a companhia implementou um plano de ação global para garantir a manutenção e a qualidade do fornecimento, além de proteger a saúde e a segurança das pessoas nos diferentes países onde está presente.

A Iberdrola situou todos os seus Stakeholders no centro da gestão da crise [PDF]. Os protocolos de atuação do grupo diante da COVID-19 foram os primeiros certificados pela AENOR (Associação Espanhola de Normalização e Certificação) em âmbito mundial e a taxa de incidência da doença entre seus funcionários é muito menor do que a média dos países onde a Iberdrola está presente. Na Europa Continental, os profissionais da empresa já estão trabalhando nos escritórios, enquanto nos demais países os planos de reintegração progridem de acordo com a legislação vigente.

Em termos de fornecedores, a Iberdrola adiantou pedidos no valor de 7 bilhões de euros no primeiro semestre, dando assim visibilidade a uma cadeia de suprimentos que gera 400.000 empregos em todo o mundo. Os clientes também permaneceram no centro da estratégia, sempre mantendo a segurança do fornecimento e garantindo medidas especiais para os grupos sociais mais vulneráveis.

Os acionistas, por sua vez, foram beneficiados com uma remuneração imputável a 2019 de 0,40 euros por ação, uma vez implementada a nova edição do programa Iberdrola Retribución Flexible, através do qual receberão 0,232 euros brutos por ação como rubrica de dividendo complementar.

O grupo Iberdrola ativou seu plano de ação global contra a pandemia desde o primeiro momento em que a ameaça foi perceptível. A companhia — que fornece energia para mais de 100 milhões de pessoas — implementou mais de 150 medidas em âmbito global para garantir o fornecimento em todas as regiões e para todos os seus clientes, assim como reforçou o serviço destinado a hospitais, centros de saúde e outras infraestruturas essenciais. Além disso, em coordenação com as autoridades, a Iberdrola doou 30 milhões de euros em material médico-hospitalar e de prevenção.
 

 MEDIDAS DO GRUPO IBERDROLA CONTRA O CORONAVÍRUS
 

      Espanha         Reino Unido        

      EUA                Brasil        

      México            Outros países


 UNINDO TODAS AS NOSSAS ENERGIAS

 OUTRAS INICIATIVAS

 LINKS DE INTERESSE

 

MEDIDAS DO GRUPO IBERDROLA CONTRA O CORONAVÍRUS

  • sub CERTIFICAÇÃO AENOR AENOR.

    Primeira multinacional do índice Ibex-35 em obter o certificado da AENOR

    A Iberdrola se converteu na primeira empresa multinacional do índice de ações Ibex 35 que obtém a certificação de protocolos contra a COVID-19 da Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR) em conformidade com os requisitos legais estabelecidos pelas autoridades competentes e melhores recomendações e diretrizes setoriais.

    Download
  • sub SHAPES Shapes.

    A cidade e o vírus

    Em termos econômicos, sociais ou ambientais, o mundo não será o mesmo depois da pandemia. Através da socióloga Saskia Sassen, analisamos como nossa vida mudará.

    Download
  • #empresa #ação social #sociedade

    Trabalhadores de Iberdrola.

    Nossos profissionais, na linha de frente durante a pandemia

    Os trabalhadores do grupo Iberdrola estão se esforçando mais do que nunca não só para seguir com o fornecimento de energia — mantendo a segurança dos funcionários e clientes —, mas também para oferecer toda sua solidariedade. Apresentamos para você alguns dos profissionais que tornaram isso possível.

    Download
  • sub DEBATE VIRTUAL Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

    O Fórum de Davos analisa o impacto da COVID-19 no setor energético

    Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, foi o único espanhol que participou de um debate virtual convocado pelo Fórum de Davos. No mesmo, foram tratados os seguintes assuntos: como os planos de estímulo podem se traduzir na criação de empregos, aceleração das economias e construção e desenvolvimento de sistemas energéticos mais modernos, resilientes e limpos.

    Download
  • sub PELA RECUPERAÇÃO Torre Iberdrola.

    Princípios para ajudar a economia global a se recuperar

    A Comissão de Transições Energéticas (ETC) definiu sete princípios para ajudar a economia a se recuperar, contribuindo ao mesmo tempo para que a sociedade seja mais saudável, mais resiliente e climaticamente neutra. A carta foi assinada por 40 membros [PDF], incluindo instituições públicas, empresas (a Iberdrola é a única espanhola), ONGs, think tanks e alianças pelo clima, indústrias, empresas petrolíferas e de gás, etc.

    Download
  • sub GESTÃO DA PANDEMIA COVID-19 COVID.

    Protegemos nossos trabalhadores

    Coincidindo com a Apresentação de Resultados do Primeiro Trimestre de 2020, divulgou-se o nosso Plano integral para garantir a segurança de nossos trabalhadores e o fornecimento aos nossos clientes.

    Download
  • sub ENERGIA EÓLICA

    A energia eólica alimenta a Europa hoje e amanhã

    Nestes tempos difíceis, o vento segue soprando, fornecendo eletricidade. Este vídeo da WindEurope — agência europeia de empresas de energia eólica — é uma homenagem à indústria para a qual todos trabalhamos.

    Download
  • sub RECUPERAÇÃO VERDE Irena.

    Recuperação verde essencial para o mundo

    "Uma recuperação verde é essencial à medida que emergimos da crise do COVID-19. O mundo se beneficiará do ponto de vista econômico, ambiental e social, concentrando-se em energia limpa". É o que o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, disse sobre o primeiro grande relatório sobre o futuro da energia lançado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Isso foi coletado pela Forbes, The Guardian e The i Paper.

    Download
  • sub CONTEÚDO SOCIAL

    "Defendemos o conteúdo social das empresas"

    O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, falou em Atresmedia para agradecer a luta dos profissionais contra a pandemia de COVID-19, assim como aproveitou para comentar as mais de cem medidas implementadas pela empresa para combatê-la.

    Download
  • sub UMA SAÍDA VERDE PARA O CORONAVÍRUS Aliança Europeia para uma Recuperação Verde.

    Aliança Europeia para uma Recuperação Verde

    O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, se une a outros 180 líderes empresariais, representantes políticos, sindicatos, ONGs e grupos de especialistas neste chamamento à União Europeia [PDF] para que implemente soluções que preparem as nossas economias do período pós-pandemia sem ter que abandonar o Pacto Verde.

    Download
  • sub COMPRAS A FORNECEDORES Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

    Iberdrola contratou compras de fornecedores em março por um montante de 2,9 bilhões de euros, coincidindo com a COVID-19

    A Iberdrola efetivou pedidos por aproximadamente 4 bilhões de euros durante o primeiro trimestre deste ano a mais de 10.000 fornecedores em todo o mundo, o dobro que no mesmo período de 2019, contribuindo assim para a manutenção da atividade industrial e de centenas de milhares de postos de trabalho. Mais concretamente, as compras feitas no trimestre significam o equivalente à manutenção de cerca de 700 empregos diretos e indiretos (período completo) cada dia.

    Download
  • sub BÔNUS VERDES Bônus verdes.

    Primeira empresa em emitir bônus verdes durante a crise do COVID-19

    A Iberdrola se converteu na primeira empresa espanhola em emitir bônus verdes durante a crise do COVID-19, por um montante de 750 milhões de euros e com vencimento a mais de cinco anos. Os fundos obtidos serão destinados, em linha com a estratégia do grupo, a novas instalações renováveis, cujo desenvolvimento e colocação em funcionamento contribuirão para recuperar a atividade econômica e manter os postos de emprego.

    Download
  • sub ACESSO GLOBAL A MATERIAL SANITÁRIO Acesso global a material sanitário.

    Iberdrola doa material sanitário avaliado em 22 milhões de euros

    A Iberdrola fechou uma primeira compra de material sanitário de primeira necessidade da China, avaliada em 22,1 milhões de euros, que entregará ao governo espanhol tão logo chegue em solo espanhol, durante a primeira quinzena de abril. Mais concretamente, a companhia adquiriu via quatro grandes contratos com quatro empresas chinesas: equipamentos de respiração (450), máscaras (4,6 milhões), macacões (120.000) e óculos de proteção (20.000).

    Download
  • sub PROTEGER AS PESSOAS E O EMPREGO Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

    "Agora mais do que nunca as empresas devemos demonstrar nossa capacidade de contribuir com a sociedade"

    Em uma coluna publicada no jornal ABC, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, reitera o compromisso da Iberdrola com a sociedade nesta época de crise provocada pelo coronavírus. Um compromisso que se materializa em duas vertentes: proteger as pessoas e salvaguardar empregos.

    Download

 ESPANHA 

Respiradores doados pela Iberdrola.

Chegam 300 respiradores doados pela Iberdrola

Durante a pandemia da COVID-19, o grupo tem entregue material sanitário de primeira necessidade e realizado ações solidárias por um valor de mais de 30 milhões de euros.
Crise Covid-19.

Crise COVID-19, desigualdade e emergência climática

No âmbito do próximo Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, foi realizado um evento paralelo oficial organizado pelos governos da Espanha, Costa Rica e Vietnã com o lema No dia seguinte: mais Agenda 2030 que do nunca.
Wonderbox.

Novas oportunidades de aprendizagem para crianças e famílias

Apresentamos uma forma divertida e atrativa de aprender durante a pandemia da COVID-19 graças à Universidade de Crianças da Escócia e à ScottishPower.
Plano de negócios.

Nosso plano de negócios RIIO-T2 e a resposta à COVID-19

Quando publicamos em dezembro de 2019 nosso Plano de negócios para a transmissão, era inimaginável pensar em uma pandemia, e muito menos com o impacto causado pela COVID-19.
Atendimento ao cliente.

Atendimento ao cliente ininterrupto

A Avangrid oferece um atendimento ininterrupto ao cliente durante a pandemia, ao mesmo tempo que segue os protocolos de saúde e trabalho em home office.
Fundos.

Destinamos 500.000 dólares em fundos para a recuperação do coronavírus

A Avangrid Renewables destinará meio milhão de dólares em fundos corporativos para mais de 30 organizações locais de assistência médica e nutricional.
Eletricistas.

Retomamos a escola de eletricistas em formato virtual

Graças à adoção de recursos de educação à distância, retomamos as atividades da Escola de Eletricistas, uma iniciativa destinada ao treinamento profissional em eletricidade que foi paralisada pela pandemia de COVID-19.
Projetos sociais.

Promovemos a transformação digital de nossos projetos sociais

O Instituto Neoenergia e suas iniciativas sociais também sofreram mudanças significativas devido à pandemia. Por isso adaptamos os projetos para versões online, promovendo uma verdadeira transformação digital.
Cuentacuentos.

Mesmo distantes, nossos voluntários permanecem ativos

Neste ano, nossos voluntários realizaram uma série de atividades recreativas em diferentes casas-lares para crianças e jovens de 3 a 18 anos de forma remota.
Equipamentos médicos.

Doamos dois respiradores e mais de 36.500 unidades de material médico-hospitalar

A Iberdrola México doou um respirador e mais de 36.500 unidades de material médico-hospitalar ao estado de Oaxaca. O mesmo material também foi enviado ao estado de Veracruz.


Descubra as restantes medidas implementadas no México

 

MEDIDAS DO GRUPO IBERDROLA EM OUTROS PAÍSES

 PORTUGAL

Iberdrola lançou um plano de ação [PDF] para mitigar o impacto do coronavírus em seus clientes. Através dele, a companhia garante a continuidade do fornecimento de energia no país, reforça os canais digitais para atender os clientes e implementa uma série de medidas para facilitar às residências o pagamento das contas de luz e gás. Em concreto, permite que seus clientes residenciais parcelem os pagamentos em até 12 meses sem adicionais, assim como permite ampliar o prazo de pagamento das contas emitidas em março e abril a um período de 90 dias.

 FRANÇA

A Iberdrola implementou um plano especial para apoiar seus clientes durante a crise provocada pela pandemia do COVID-19 e proteger a saúde e a segurança de seus trabalhadores. A empresa oferecerá aos seus clientes residenciais e profissionais a possibilidade de pagar as contas em várias parcelas e sem custos adicionais. O plano também garante o fornecimento energético, especialmente para os serviços de emergência, implanta o trabalho home office para todos os seus funcionários e fomenta os canais digitais e telefônicos de atendimento ao cliente.

 ITÁLIA

Com o objetivo de apoiar as famílias e as pequenas e médias empresas, a Iberdrola decidiu não aplicar juros aos clientes que tenham contas sem pagar ou atrasadas e permitirá parcelar o pagamento das contas vencidas em até 12 parcelas.

 

UNINDO TODAS AS NOSSAS ENERGIAS

Esther Bayo.

Uma pioneira a 78 metros de altura

Esther Bayo, técnica principal da Iberdrola, foi a primeira mulher na Europa em trabalhar em um parque eólico.
Karina Jaczko.

Saiba como coordenamos a recepção de material

Karina Jaczko, responsável de planejamento e gestão de espaços da Iberdrola, conta como foi a recepção e envio de mais de 80 toneladas de materiais de saúde.
Máscaras inclusivas.

As consequências das máscaras mais além do vírus

As máscaras se tornaram um elemento protetor muito presente no nosso dia a dia, mas dificultam a vida de algumas pessoas, como é o caso das pessoas surdas.
Rumbo a Tokio.

O esporte espanhol retoma seu sonho de Tóquio

As estrelas do esporte espanhol voltam aos treinamentos. Seguindo o caminho do sacrifício, elas buscarão o melhor nível para o retorno das competições.