Notícia

2021-12-06 16:00:00.0

A empresa implementará em janeiro do próximo ano a primeira bateria de armazenamento eólico em Biscaia

Iberdrola alcançará 900 MW em armazenamento de baterias, tendo o Reino Unido e a Austrália como principais mercados

  • Localizado na ST Abadiño, onde despeja o parque eólico Oiz, tem uma capacidade de armazenamento garantida de 3,5 MWh e será instalado pela Ingeteam
  • Ela se une ao projeto do primeiro sistema de armazenamento eólico com baterias no país, no parque eólico Elgea-Urkilla (32 MW) em Araba

A Iberdrola está avançando com projetos inovadores de energia renovável, com o objetivo de maximizar o uso de energia e continuar promovendo a integração eficiente das energias renováveis na rede elétrica. A empresa de energia segue com a instalação do que será a primeira bateria de armazenamento eólico em Biscaia, que começará a funcionar durante o mês de janeiro de 2022. Especificamente, na ST Abadiño, onde despeja o parque eólico Oiz de 6MW. Ela terá uma capacidade de armazenamento garantida de 3,5 MWh e a Ingeteam será responsável por sua instalação.

Este projeto se une ao primeiro sistema de armazenamento de baterias do país, localizado em Elgea-Urkilla (32 MW), em Araba -Euskadi-, que tem uma capacidade instalada de 5 MW e 5 MWh de capacidade de armazenamento.

Na Espanha, a empresa instalou a primeira bateria em uma usina fotovoltaica na Espanha, na Arañuelo III (40 MW), que está construindo no município de Romangordo (Cáceres, Extremadura). O projeto tem uma bateria com 3 MW de potência e 9 MWh de capacidade de armazenamento e a empresa encarregada de seu desenvolvimento também tem sido a Ingeteam.

Além disso, está se desenvolvendo o projeto Puertollano (Ciudad Real) - a primeira e maior usina de hidrogênio verde da Europa atualmente, alimentada por uma usina fotovoltaica de 100 MW - que incluirá um sistema de baterias de íons de lítio com capacidade de armazenamento de 20 MWh. Nas Ilhas Canárias, a Iberdrola instalará baterias nos parques eólicos Ifara e El Vallito em Granadilla de Abona, Tenerife, que incorporarão uma capacidade de armazenamento de 12 MW.

A empresa tem 200 MW de potência de bateria atualmente em construção ou garantida, alguns dos quais já estão instalados, que aumentarão para 300 MW em 2025, principalmente nos mercados do Reino Unido e da Austrália. A carteira atual de sistemas de armazenamento de baterias da empresa já atinge 900 MW.

 




A chave para abordar a transição energética

 

Os sistemas de armazenamento são fundamentais para enfrentar o desafio da transição de energia e estão destinados a se tornar um elemento essencial no sistema elétrico do futuro, pois possibilitam melhorar a qualidade do fornecimento de eletricidade, garantir a estabilidade e confiabilidade da rede e integrar e aproveitar a energia gerada por fontes renováveis.

A empresa mantém seu compromisso com o armazenamento através de tecnologia de armazenamento por bombeamento, onde é líder com mais de 4.000 MW de capacidade instalada, em projetos como Cortes-La Muela (Valência) - a maior instalação destas características na Europa - e Tâmega, em construção em Portugal.

Em novembro de 2019, a Iberdrola inaugurou o primeiro sistema de armazenamento de energia elétrica com baterias de íons de lítio para redes de distribuição na Espanha. O projeto, pioneiro no país e situado no município de Caravaca de la Cruz (Murcia), melhora a qualidade do fornecimento de energia nos arredores, além de aproveitar ao máximo a energia solar gerada na região.  

A Iberdrola está convencida de que a transição energética pode atuar como uma força motriz fundamental na transformação do tecido industrial e na recuperação verde da economia e do emprego. Para alcançar este propósito, a empresa lançou um plano histórico de investimento de 75.000 milhões de euros para o período de 2020-2025 - serão 150.000 milhões até 2030 -, com o objetivo de duplicar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades da revolução energética que as grandes economias do mundo enfrentam.

Os investimentos na Espanha no período totalizam cerca de 14,3 bilhões de euros, metade dos quais serão destinados ao desenvolvimento de novos projetos renováveis, enquanto mais de 4,5 bilhões de euros serão concedidos ao fortalecimento e maior digitalização das redes elétricas.

Acesso a informação legal