Notícia

08.03.2022

Iberdrola aposta em jovens talentos femininos: mais de 500 jovens foram contratadas em 2021

•    2021 é o ano em que mais mulheres se incorporaram como funcionárias da Iberdrola.

A Iberdrola reforça seu compromisso com o talento das mulheres jovens: quase metade dos contratos assinados com mulheres em 2021 foram feitos com menores de 30 anos. Especificamente um 48%. Das quase 1.2000 mulheres contratadas em 2021, mais de 560 eram mulheres com menos de 30 anos. Este é o maior número de mulheres contratadas desde 2019. 

A menor representação das mulheres no mercado de trabalho em certos perfis técnicos dificulta a obtenção da paridade de gênero nas novas contratações. Estas limitações são inerentes ao setor energético, razão pela qual a Iberdrola desenvolve numerosas ações para promover o interesse das mulheres em idade escolar pelos estudos técnicos. 
    
A continuidade dos projetos que a empresa vem realizando para promover o interesse das mulheres jovens é fundamental, especialmente em idade precoce. O compromisso da Iberdrola com a igualdade tem sido reconhecido por várias organizações. Além disso, a empresa participa decisivamente de fóruns globais que lutam pela igualdade.

-    A Bloomberg mantém a Iberdrola pelo quinto ano consecutivo dentro do Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (GEI), que distingue as organizações comprometidas com a igualdade entre mulheres e homens. 

-    A Iberdrola é membro da European Round Table for Industry (ERT), com a qual colabora, entre outras atividades, no grupo de trabalho Diversidade e Inclusão, que busca dar maior visibilidade, apoiar e conectar grandes empresas nesta área. 

-    O compromisso da empresa com a igualdade é notado pelos funcionários: 77% afirmaram em pesquisa sobre clima organizacional que a Iberdrola está empenhada em criar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. 

-    A WDi (Workforce Disclosure Initiative) reconheceu a Iberdrola por suas iniciativas para promover um ambiente de trabalho de qualidade entre seus funcionários.

-    Apoio à UN WOMEN, uma entidade das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero.

-    A Iberdrola é a vencedora da primeira edição do prêmio "MAPFRE Inclusión Responsable" por sua liderança em seu compromisso com as pessoas com deficiência.

Ações para incorporação e seleção de jovens talentos

A gestão de talentos é um fator chave na Iberdrola para garantir o sucesso da organização na realização de seus objetivos. As empresas que fazem parte do grupo unem forças para atrair, selecionar, capacitar e reter profissionais de todas as idades, que compartilham os comportamentos, conhecimentos e habilidades alinhados com o propósito, os valores e as necessidades atuais e futuras da empresa. 

Através de acordos com inúmeras universidades, a empresa continua suas ações para promover o estudo das carreiras STEM entre as mulheres dos países onde está presente, tais como a Pontifícia Universidade de Comillas, a Universidade de Salamanca, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Yale, a Universidade de Strathclyde, o Instituto Tecnológico de Monterrey, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Hamad Bin Khalifa. 

Na Espanha e através de sua Fundação, em conjunto com a Empresa Municipal de Transportes de Madri (EMT) e a Universidade Pontifícia de Comillas, foi lançada a Cátedra Mulher STEM Sustentabilidade e Mobilidade. A empresa busca promover as mulheres nas carreiras STEM no campo da Formação Profissional para a mobilidade sustentável, onde a presença feminina não supera a porcentagem de 3,6%.

No Reino Unido, em parceria com a Equate Scotland, foi lançado o Women Returner, um programa de apoio abrangente para funcionárias de carreiras STEM que estão inativas há dois ou mais anos. A empresa também se uniu a uma nova coalizão de diversidade de gênero para aumentar o número de mulheres nos níveis de alta e média gerência na indústria de energia do Reino Unido. Além disso, a empresa é membro da Women's Engineering Society (WES), uma rede profissional de mulheres em tecnologia e engenharia que fornece inspiração, apoio e desenvolvimento para futuros profissionais.

Nos Estados Unidos, em colaboração com universidades e organizações locais para a promoção da diversidade, destaca-se o programa WomENERGY, focado na descoberta e promoção do talento das mulheres da Avangrid através de um plano de ação para a formação dos futuros líderes da empresa. 

No Brasil, a conferência "Empodere-se" sobre o empoderamento das mulheres proporciona um lugar para discutir as lutas e as conquistas das mulheres. No Dia da Mulher, as funcionárias da Neoenergia participam das mesas de diálogo "Estrelas", que protagonizam conversações sobre o empoderamento feminino. Além disso, a empresa promove o incentivo de mulheres ao mercado de eletricidade através da Escola de Eletricistas.

No México, organizamos o evento "Mujeres con Energía" (Mulheres com Energia), no qual participou um grupo de 40 mulheres líderes da Iberdrola México. Também desenvolvemos um workshop sobre "trabalho e competitividade pessoal" oferecido pelo Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM), e patrocinamos o futebol feminino.

Foram organizados programas internacionais de bolsas de estudos de mestrado, onde a Iberdrola concedeu 35 bolsas de mestrado para estudos nas áreas de interesse da empresa em 2021. O Programa Internacional de Pós-Graduação na Espanha foi lançado para atrair e incorporar talentos, acelerando o crescimento profissional para se tornar futuros líderes e especialistas experientes. Além disso, são organizados fóruns de emprego, palestras e conferências, tanto presenciais quanto virtuais, onde a companhia se compromete a compartilhar o valor da empresa com os estudantes, incentivando sua participação nos processos de seleção. Mais de 14.000 estudantes já participaram. 

Graças a todas estas iniciativas, um total de 331 estudantes de formação profissional e 580 universitários iniciaram seus estágios na Iberdrola España, ScottishPower, AVANGRID, Neoenergia, Iberdrola México e Iberdrola Energía Internacional.