Notícia

2021-07-19 00:00:00.0

A companhia energética inclui este acordo em seu compromisso com a plena preservação da biodiversidade em 2030 e a ASAJA (Associação Agrária de Jovens Agricultores) reforça sua aposta em impulsionar a competitividade do campo na Espanha

Iberdrola e ASAJA selam parceria estratégica para impulsionar a agricultura e a pecuária com emissão zero

  • Promoverão a divulgação de tecnologias energéticas renováveis no meio rural e a eletrificação através da implantação de soluções de eficiência energética, autoconsumo e mobilidade sustentável
  • Também implantarão iniciativas a favor da biodiversidade e da captura de CO2, da economia circular ou da promoção de novos fertilizantes com emissão zero
  • A Iberdrola se une a uma empresa de referência por sua implantação territorial e seu conhecimento do tecido agrícola e pecuário, enquanto a ASAJA se vincula à empresa líder em energias renováveis na Espanha e em âmbito global

A Iberdrola e a ASAJA assinaram uma parceria estratégica para impulsionar a agricultura e a pecuária sustentáveis e livres de emissões. Para tal, conceberam um plano de trabalho com dois vetores fundamentais: por um lado, promoverão atuações destinadas a melhorar a eficiência energética e, por outro, implementarão iniciativas para continuar preservando a biodiversidade e os cuidados do ambiente rural.

O acordo contempla iniciativas voltadas para a melhoria da competitividade do campo, tais como a divulgação de tecnologias energéticas renováveis adequadas para o meio rural e sua eletrificação através da implantação de soluções de eficiência energética, autoconsumo e mobilidade sustentável.

Também permitirá realizar projetos a favor da sustentabilidade ambiental, relacionados à captura de CO2 – criando espaços verdes que absorvam e compensem emissões em outros setores –, economia circular e novos fertilizantes com emissões nulas.

A parceria permite combinar o conhecimento e capacidades de duas organizações líderes, comprometidas com a transição energética e a economia verde como via para a transformação e recuperação do setor primário do país. A Iberdrola se une a uma empresa de referência por sua implantação territorial e seu conhecimento do ecossistema agrícola e pecuário, enquanto a ASAJA se vincula à empresa líder em energias renováveis na Espanha e em âmbito global.

Segundo Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, “encontramos na ASAJA a melhor aliada para impulsionar projetos com a utilização de futuras tecnologias no meio rural e maximizar as oportunidades de eficiência econômica e ambiental oferecidas pela transição energética para os agricultores e pecuaristas da Espanha. Hoje, empreendemos juntos um caminho que nos deve levar a compromissos sólidos e iniciativas concretas para avançar rumo a uma economia sem emissões também no meio agrário, ao mesmo tempo que promovemos a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico no contexto rural”.

Pedro Barato, presidente da ASAJA, por sua vez, comentou que “temos grandes esperanças depositadas nessa parceria com a Iberdrola, a qual consideramos estratégica para nossos objetivos. Conceitos como economia circular, captura de CO2, eficiência energética e redução de custos para o produtor são metas que no curto e médio prazo serão uma realidade no setor agropecuário”.


Criação de espaços verdes, reflorestamento e melhoria dos pastos

A Iberdrola integra como parte essencial de sua estratégia a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, tornando plenamente compatíveis o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio do meio ambiente e o compromisso de alcançar a plena preservação da biodiversidade até 2030.

Nesse sentido, o acordo assinado com a ASAJA contempla a implantação de mecanismos de captura de CO2 produzido em outros setores como a indústria ou o transporte, criando espaços verdes que o absorvam e o compensem. Por um lado, será explorada a possibilidade de reflorestar terrenos que não estejam em uso, o que provocará o aumento do valor da terra e, por outro, serão melhorados os pastos que estejam nas plantas fotovoltaicas e eólicas e em seu entorno, aumentando a retenção de água e a produtividade das pastagens.

Nos três últimos anos a Iberdrola realizou mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade, combinando o desenvolvimento de projetos em energias renováveis com a conservação da diversidade da flora e da fauna e os cuidados do patrimônio natural. Também estabeleceu um objetivo de reflorestamento que chegará a 20 milhões de árvores no final da década, o que permitirá capturar aproximadamente seis milhões de toneladas de O2 em 30 anos. No próximo ano a companhia já terá plantado 2,5 milhões de árvores e atingirá a marca de 8 milhões até 2025.


Soluções inteligentes para o autoconsumo baseado nas energias renováveis

A tipologia de construção do meio rural (edificações baixas, moradias unifamiliares e instalações em grandes extensões) e a maturidade da consciência ambiental da população no âmbito rural convertem o autoconsumo, os sistemas aerotérmicos para climatização e a eficiência energética em soluções perfeitas para melhorar a produtividade das explorações agrícolas e pecuárias.

Nesse contexto, a Iberdrola já lançou há anos o programa Smart Solar, uma solução integral para a geração e autoconsumo de energia fotovoltaica que permite economizar na fatura de eletricidade e inclui todas as vantagens da digitalização, o que a torna muito adequada para o segmento agrário. Essa modalidade pode ser combinada com PPA on-site, contratos de compra e venda de energia de longo prazo para empresas e atividades agrárias.


Mobilidade elétrica e recuperação verde

A distância média dos deslocamentos no meio rural, que não costuma ser superior a 20-30 km, torna a mobilidade elétrica uma excelente solução para o campo. A Iberdrola aposta na eletrificação do transporte como alavanca-chave para a redução das emissões e da poluição.

A companhia desenvolve um plano de mobilidade sustentável através do qual instalará 150.000 pontos de recarga em residências, empresas, vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos anos. A aposta na implantação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW), super-rápidas (150 kW) e rápidas (50 kW).

Cientes de que o impulso à mobilidade elétrica exige uma ação coordenada entre agentes de todos os setores, a Iberdrola já completou mais de 50 acordos de implantação de infraestrutura com administrações públicas, instituições, postos de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

Acesso a informação legal