Notícia

2020-06-29 00:00:00.0

Disponíveis 24 horas por dia, permitirão carregar até quatro automóveis de forma simultânea

Iberdrola e Asivalco instalam dois pontos de recarga rápida para veículos elétricos

  • O acordo incluía a instalação de energia fotovoltaica para o autoconsumo, o que permite que a associação reduza quase pela metade o consumo em sua fatura de energia elétrica, além de evitar a emissão de mais de 5.000 kg de CO2 por ano

A Iberdrola e a Asivalco instalaram dois pontos de recarga rápida (50 kW) para veículos elétricos na Plaza Gerardo Salvador, junto à sede da Associação de Empresários de Fuente del Jarro (Paterna - Valência, Espanha). Disponíveis 24 horas por dia, essa infraestrutura para a mobilidade elétrica permitirá carregar até quatro automóveis simultaneamente.

O projeto faz parte do acordo entre a empresa e a associação que busca unir forças na luta contra as mudanças climáticas e a favor da sustentabilidade. Para o desenvolvimento dessa iniciativa, a Asivalco cedeu o terreno para a colocação dos carregadores e a Iberdrola forneceu os equipamentos e a instalação, que gerenciará durante dez anos.

O prefeito da cidade de Paterna, Juan Antonio Sagredo, visitou esta manhã (29/06) a instalação, acompanhado do presidente da Asivalco, Santiago Salvador, e do representante da Iberdrola na Comunitat Valenciana, Joaquín Longares.

Juan Antonio Sagredo destacou que a prefeitura “continua melhorando os serviços de suas áreas empresariais para torná-los mais competitivos”. O prefeito acrescentou que “Paterna continua trabalhando para evitar as consequências da emergência climática, por isso é fundamental ter cada vez mais pontos de recarga para permitir que nossos cidadãos optem por uma mobilidade cada vez mais sustentável”.

Por outro lado, Joaquín Longares, representante da Iberdrola na Comunitat Valenciana, destacou a origem “100% renovável da energia que será consumida nesses pontos de recarga” e enfatizou a importância de sua localização “em uma das áreas industriais com mais atividade da Espanha e que, além disso, possui ótimas ligações com alguns dos principais eixos viários”.

Finalmente, o Presidente da Asivalco, Santiago Salvador, indicou que a associação “continua trabalhando para oferecer novos e melhores serviços a suas empresas, portanto este ponto de recarga é uma magnífica notícia, pois estamos falando do futuro do setor automotivo”. Sagredo, Longares e Salvador agradeceram a colaboração existente entre a administração local e as entidades para facilitar a implantação dessa infraestrutura.

Os usuários desses pontos duplos de recarga rápida poderão carregar as baterias de seus carros elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa com certificado de Garantia de Origem Renovável (GdOs). As recargas poderão ser feitas com o app de Recarga Pública Iberdrola que permite localizar, reservar e pagar as recargas com o celular.

 

Autoconsumo para reduzir a fatura e evitar emissões de CO2

A colaboração entre a Iberdrola e Asivalco permitiu progredir em outro âmbito da sustentabilidade: o autoconsumo baseado na energia gerada pelo sol.

A Iberdrola instalou no telhado da sede da associação um total de 36 placas fotovoltaicas que somam 9,9 kW e se destinam ao autoconsumo. Dessa forma, a Asivalco produz e consome sua própria energia renovável, reduzindo quase pela metade o consumo em sua fatura de energia elétrica, além de evitar a emissão na atmosfera de 5.000 kg de CO2/ano.

O projeto Smart Solar, desenvolvido pela Iberdrola, foi do tipo ‘chave na mão’, uma vez que incluiu o estudo e projeto personalizado, a tramitação administrativa, a montagem e a manutenção das instalações. Como todas as soluções Smart da empresa, através de um app é possível comprovar em tempo real a energia produzida e gerenciar a instalação de forma autônoma.

 

Iberdrola pisa no acelerador da mobilidade elétrica

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição nas cidades, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.

Em março, a empresa decidiu reforçar seu plano de mobilidade sustentável, destinando mais investimentos – 150 milhões de euros no total – para intensificar a implantação de pontos de recarga de veículos elétricos.

Seu plano de mobilidade sustentável prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga para veículos elétricos tanto em residências quanto em empresas, assim como em via urbana, em cidades e nas principais estradas e rodovias nos próximos cinco anos.

Acesso a informação legal