Notícia

2019-11-15 00:00:00.0

Já somamos mais de 2.500 MW renováveis em construção ou tramitação na Espanha, mais de 80% da capacidade instalada prevista pela empresa até 2022

A Iberdrola aumenta sua aposta nas energias limpas com mais de 400 MW fotovoltaicos novos na região da Extremadura

  • Estão em tramitação dois projetos em Cedillo (100 MW), que já contam com acesso à rede para a promoção de uma usina fotovoltaica de mais de 300 MW na região
  • O plano de relançamento de energias limpas da Iberdrola na Espanha prevê a instalação de 3.000 MW renováveis até 2022

A Iberdrola aumenta sua aposta nas energias limpas na Espanha com mais de 400 MW fotovoltaicos novos, que a empresa implementará na região da Extremadura. Dois dos projetos, as usinas fotovoltaicas Majada Alta e Santo Antonio, de 50 MW de potência cada uma delas, serão desenvolvidos no município de Cedillo (Cáceres, Espanha). Além disso, a empresa tem na região o projeto de uma usina fotovoltaica de mais de 300 MW de capacidade e com acesso à rede.

As dois usinas de Cedillo, já apresentadas para tramitação no Governo Regional da Extremadura (Espanha), serão compostas por 300.000 painéis fotovoltaicos e, no seu processo de construção, poderiam participar até 200 trabalhadores. Está previsto que comece a funcionar em 2020.

A Iberdrola prevê que outro dos seus projetos na região, o complexo Campo Arañuelo (Arañuelo I, II e III de 150 MW), será o próximo a iniciar sua construção já no começo de 2020. Sua construção – que durante sua edificação poderia gerar mais 200 empregos – tem um alto componente local, pois os trabalhos de engenharia e meio ambiente foram solicitados à empresa Ecoenergías del Guadiana, localizada em Extremadura, e os transformadores de potência serão fornecidos pela firma Faramax. O projeto também inclui um sistema de armazenamento de energia mediante o uso de uma inovadora bateria.  


Mais de 2.500 MW renováveis em construção e tramitação na Espanha

A Iberdrola constrói na região da Extremadura a usina FV Núñez de Balboa – a maior da Europa em fase de execução – e mantém em tramitação junto aos projetos de Cedillo as fotovoltaicas de Francisco Pizarro (590 MW), localizada em Torrecillas de la Tiesa; Ceclavín (328 MW) em Alcántara; e Arenales (150 MW) em Cáceres, além da usina de Campo Arañuelo I, II e III (150 MW), na comarca de Almaraz.

A empresa eleva assim a mais de 1.800 MW fotovoltaicos em construção ou tramitação na região, convertendo a Extremadura no centro de sua estratégia renovável no país.

Na Espanha, os projetos em construção ou em tramitação, tanto eólicos quanto fotovoltaicos, totalizam mais de 2.500 MW – representam mais de 80% da capacidade instalada prevista pela empresa até 2022 – em regiões como Extremadura, Castela-La Mancha, Navarra, Aragão, Andaluzia, Múrcia e Cantábria. Também continua avançando em seu plano de relançamento de energias limpas com a recente aquisição de três parques eólicos com uma capacidade instalada total de 117,8 MW: o complexo eólico BaCa (Ballestas e Casetona) em funcionamento e o parque Puylobo em fase de construção.


Plano de relançamento de energias limpas na Espanha 

O plano de investimento da Iberdrola em energias renováveis na Espanha prevê a instalação de 3.000 MW novos até 2022 A empresa prevê chegar a 10.000 novos MW até 2030. Tais atuações permitirão a criação de 20.000 empregos.

Na Espanha, a Iberdrola é líder em energias renováveis, com uma capacidade instalada de 15.828 MW, um volume que, em termos mundiais, representa mais de 30.300 MW e converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Apostando em um modelo econômico descarbonizado, a Iberdrola se comprometeu a realizar investimentos de 34 bilhões de euros no mundo até 2022 em energias renováveis, redes de distribuição elétrica robustas e inteligentes e tecnologias de armazenamento, depois de ter destinado 100 bilhões desde 2001.

Acesso a informação legal