Notícia

2022-01-05 03:54:00.0

Iberdrola aumenta o dividendo intermediário para 0,170 euros brutos por ação

•    Esse dividendo intermediário, cobrado sobre os ganhos de 2021, será complementado pelo dividendo final que o grupo espera pagar em julho, se aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas

•    Nessa nova edição do sistema opcional de dividendos 'Iberdrola Remuneração Flexível', os acionistas da empresa poderão escolher entre receber sua remuneração em dinheiro – que será pago em 1º de fevereiro -, vender seus direitos no mercado ou obter ações da empresa gratuitamente

•    Para receber uma nova ação do grupo, os acionistas devem possuir 60 direitos de atribuição gratuita.

O dividendo intermediário da Iberdrola para 2021 será de 0,170 euros brutos por ação, conforme anunciado hoje pela Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). Os investidores que optarem pelo dividendo em dinheiro receberão o valor correspondente em 1º de fevereiro.

A empresa mais uma vez oferece a seus acionistas três opções nessa edição da Iberdrola Remuneração Flexível: receber o dividendo intermediário em dinheiro - os já mencionados 0,170 euros brutos por ação -; vender seus direitos de atribuição no mercado; ou obter novas ações do grupo gratuitamente. 

Este dividendo intermediário para 2021 será completado com o dividendo final que a empresa espera pagar em julho, se aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas da empresa. 

Os acionistas que optarem pela opção de receber novas ações devem possuir 60 direitos de atribuição gratuito para receber uma nova ação na empresa.  

As três opções - receber o dividendo provisório em dinheiro, vender os direitos no mercado ou receber novas ações da Iberdrola - são combináveis, de modo que o acionista poderia escolher uma das alternativas ou combiná-las de acordo com suas preferências. 

O sistema de remuneração flexível da Iberdrola atribui por padrão a opção de receber novas ações, portanto, aqueles acionistas que prefiram receber sua remuneração em dinheiro devem notificar seu banco entre 10 e 24 de janeiro.

Para implementar esta nova edição do sistema de remuneração, será realizado um aumento de capital com um valor máximo de referência de mercado de 1.099 milhões de euros. 

Calendário de Dividendos

7 de janeiro de 2022

Publicação do anúncio da implementação do Aumento de Capital. Último dia em que as ações da Iberdrola são negociadas com o direito de participar do sistema "Iberdrola Remuneração Flexível".

10 de janeiro de 2022

Data de referência ex-dividendo a partir da qual as ações da Iberdrola são negociadas sem o direito de participar do sistema "Iberdrola Remuneração Flexível". Início do Período Eleitoral Comum e do período de negociação dos direitos de atribuição gratuita.

11 de janeiro de 2022

Data de referência para determinar os acionistas da empresa que terão o direito de participar do sistema "Iberdrola Remuneração Flexível".

24 de janeiro de 2022

Fim do período eleitoral e do período negociação para os direitos de atribuição gratuita.

1 de fevereiro de 2022

Pagamento do Dividendo Provisório aos acionistas que optarem por receber dinheiro em espécie através desta opção.  Data prevista para o registro das novas ações a serem emitidas em virtude do Aumento de Capital nos registros contábeis da "Sociedade de Gestão dos Sistemas de Registro, Compensação e Liquidação de Valores, S.A.U." (IBERCLEAR).

2 de fevereiro de 2022

Data estimada para o início da cotização das novas ações.
 

Acesso a informação legal