Notícia

2024-03-25 10:15:00.0

Iberdrola aumenta sua contribuição para os cofres públicos em 24%, com cerca de 9,3 bilhões de euros tributados em 2023

  • A Espanha é o país que mais contribui com 3,482 bilhões, registrando um valor 35% maior do que sua contribuição fiscal em 2022.
  • A contribuição fiscal do Grupo praticamente dobrou seu lucro líquido.
     

A Iberdrola consolidou sua posição como uma das empresas que mais contribui em termos tributários nos países em que opera. Seu compromisso com as administrações públicas resultou em uma contribuição histórica de quase 9,3 bilhões de euros — especificamente 9,281 bilhões de euros — no ano passado, 24% a mais do que em 2022, de acordo com o relatório de transparência fiscal do Grupo. Esse valor é equivalente a mais de um milhão de euros por hora. 

A Espanha é o país em que a empresa mais contribui entre todos aqueles em que está presente, com uma carga tributária de cerca de 3,5 bilhões de euros, o que representa um aumento de 35%, de acordo com seu relatório fiscal publicado hoje. 

O impacto positivo na sociedade da atividade da empresa de eletricidade presidida por Ignacio Galán se reflete tanto em seu compromisso com um modelo sustentável, que promove a economia e o emprego, quanto em sua contribuição fiscal. Assim, nos últimos cinco anos, a contribuição para os cofres públicos dos mais de 25 países em que a companhia elétrica opera ultrapassou 40 bilhões de euros.  

A contribuição histórica da Iberdrola em 2023, considerando exclusivamente os impostos que afetam a demonstração de resultados, representa 44% de seu lucro antes dos impostos e da Previdência Social. O aumento tributário na Espanha se deveu principalmente aos impostos sobre a eletricidade — como a taxa de 1,2% sobre as vendas ou a taxa hidráulica —. Além do aumento significativo do imposto de renda corporativo, outros impostos praticamente dobraram. Na Espanha, os impostos e encargos que afetam a demonstração de resultados, excluindo o imposto de renda de pessoa jurídica, representam 123% das despesas operacionais líquidas, um valor que chama a atenção em comparação com a mesma porcentagem no resto do mundo (22%).

A contribuição total da Iberdrola por país é liderada pela Espanha (3,482 bilhões de euros), seguida pelo Brasil (2,53 bilhões de euros), Estados Unidos (1,261 bilhão de euros), Reino Unido (1,119 bilhão de euros) e México (310 milhões de euros). O restante dos países contribuiu com 579 milhões de euros. 

A empresa como um motor de riqueza

A Iberdrola sabe da importância e da contribuição da tributação, uma vez que os impostos pagos pelo grupo nos países e territórios em que está presente geram um efeito significativo para a criação de emprego e riqueza nas regiões. 

A Iberdrola contribui com mais de 60 impostos diferentes em todo o mundo, mais da metade deles na Espanha. O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica não é o único imposto pago pela Iberdrola, embora seja um dos mais significativos, totalizando 1,5 bilhão de euros em todo o mundo no ano passado.