Notícia

2021-07-27 00:00:00.0

A Iberdrola e o BEI assinam um novo empréstimo verde no valor de 550 milhões de euros para promover as redes inteligentes na Espanha

  • O projeto contribuirá para a eletrificação da economia espanhola e para melhorar a eficiência graças ao aperfeiçoamento dos mecanismos de automatização e controle mediante a digitalização das redes elétricas
  • Os fundos, no valor de 1,5 bilhão de euros entre 2021 e 2023, serão destinados ao plano de investimento em infraestruturas da i-DE, a distribuidora da Iberdrola
  • Esse plano de investimento contribuirá para a manutenção de cerca de 10.000 postos de trabalho/ano durante seu período de implementação

O Banco Europeu de Investimentos (BEI) e a Iberdrola assinaram um acordo para apoiar o desenvolvimento, a modernização e a digitalização das redes de distribuição de eletricidade da Companhia em várias regiões espanholas. Para tal, assinaram um empréstimo verde de 550 milhões de euros, que permitirá que a companhia energética impulsione as redes inteligentes na Espanha, contribuindo para uma maior eletrificação da economia, alinhada com o objetivo de neutralidade climática europeia e espanhola até 2050.

O acordo contribui para o desenvolvimento do ambicioso plano de investimento em redes que a i-DE, a distribuidora da Iberdrola na Espanha, desenvolverá entre 2021 e 2023, no valor de 1,472 bilhão de euros. Dessa forma, com o apoio do BEI, a Iberdrola melhorará a confiabilidade, a eficiência e a segurança da distribuição de energia elétrica renovável e sustentável.

A execução desse plano de investimento da i-DE incentivará a recuperação verde da economia e a criação de empregos ao permitir a manutenção de cerca de 10.000 empregos/ano na Espanha durante o período de implementação, conforme estimativas do BEI. Além disso, uma parte significativa dos investimentos (68%) irá para as regiões de coesão, em um país com uma taxa de desemprego significativamente superior à média da UE.

O financiamento ajudará a cumprir um triplo objetivo: satisfazer o crescimento da demanda – associada à eletrificação do transporte e à climatização – e da produção – mais energias renováveis e geração distribuída –; melhorar a resiliência da rede elétrica para enfrentar os desafios das mudanças climáticas; e promover a modernização nos processos relativos a essa infraestrutura de distribuição elétrica, sempre considerando os critérios de sustentabilidade.

O programa de investimento abrangido por essa operação contribui para o objetivo de política pública de energia sustentável do Banco, em consonância com os critérios do Roteiro do Banco do Clima. Os investimentos também apoiarão o aumento da eletrificação do setor do aquecimento e da mobilidade, de acordo com os objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima da Espanha.

O Banco da UE apoia essa operação através de um Empréstimo de Energia Verde (Green Loan), um tipo de financiamento cujas características cumprem integralmente os requisitos definidos em seu programa de Títulos de Responsabilidade Ambiental (Climate Awareness Bonds), sendo, portanto, suscetível de ser atribuído à sua carteira de operações de empréstimo financiadas mediante a emissão de tais bônus.

Acesso a informação legal