Notícia

22.07.2021

A companhia é parceira na estratégia de igualdade de gênero do Comitê Olímpico Espanhol e patrocinadora oficial do Comitê Paralímpico Espanhol

Iberdrola celebra o início dos Jogos para apoiar as atletas olímpicas espanholas

  • Carolina Marin, Loida Zabala e Desirée Vila foram as protagonistas do evento junto a oito mulheres – referências em diferentes âmbitos da cultura – que gravaram um vídeo para transmitir suas energias positivas às atletas

Coincindindo com sua aposta global na igualdade e promoção do esporte praticado por mulheres, a Iberdrola realizou no Museu Lázaro Galdiano (Madri) um evento de apoio às atletas olímpicas espanholas na véspera do início dos Jogos.

Carolina Marín, Desirée Vila, Loida Zabala, Teresa Díaz e Garazi Sánchez, entre outras, marcaram presença no evento para incentivar as atletas que vão participar das Olimpíadas.

A tricampeã do mundo, Carolina Marín, que não poderá participar dos Jogos devido a uma lesão no joelho, destacou: “o esforço adicional que representa competir em uns Jogos tão atípicos faz com que as conquistas que nossos atletas olímpicos consigam tenham ainda mais valor, por isso, gostaria de enviar muita força e energia positiva a todos os meus colegas. “Além disso, gostaria de agradecer o compromisso da Iberdrola com o esporte praticado por mulheres e iniciativas como a de hoje, pois são necessárias para aplaudir o esforço realizado por tantos atletas”, acrescentou.

Durante o evento foi apresentado um set de rádio que, a “Casa Espanha”, sede do Comitê Olímpico Espanhol, emitirá em uma programação especial que contará com diferentes personalidades do âmbito esportivo para comentar a participação feminina espanhola nos Jogos Olímpicos e contar sua experiência na competição. O programa, com gravações de sessenta minutos de duração, será transmitido de 26 a 30 de julho e de 2 a 6 de agosto através de plataformas digitais.
Também foi apresentado oficialmente um vídeo onde oito mulheres – referências em diferentes âmbitos da cultura – como Alaska, Hiba Abouk, Ana Rosa Quintana, Carmen Posadas e Ana Guerra, entre outras, que se uniram à Iberdrola para transmitir suas energias positivas às representantes da Espanha nos Jogos. Além disso, durante o evento, os convidados puderam desfrutar de música ao vivo com Ana Guerra e um showcooking com outra das protagonistas do vídeo de mulheres-referência, Samantha Vallejo-Nájera, a chef e empresária compareceu ao evento para ministrar uma masterclass de cozinha saudável ao vivo.


Iberdrola, pioneira no incentivo ao esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres tornou-se uma alavanca fundamental para a Iberdrola e para a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores essenciais. Em 2016, a Iberdrola se converteu na primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a companhia patrocina 16 federações: ginástica, triatlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, assim como a promoção e o patrocínio de iniciativas por parte da Iberdrola contribuíram para ampliar em 39 % o número de atletas federadas nas referidas disciplinas – somando mais de 300.000 mulheres –, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal