Notícia

2020-06-08 00:00:00.0

Seu App de Recarga Pública identifica mais de 3.600 carregadores da empresa e de outros operadores em 1.200 localizações e estará permanentemente atualizado

Iberdrola completa o único mapa que verifica a infraestrutura de recarga pública elétrica operacional na Espanha

  • Uma equipe composta por 20 pessoas verificou in situ, pela primeira vez, a existência e operacionalidade dos carregadores, assim como suas características técnicas
  • O App também permite que os usuários informem sobre novos pontos de recarga que, após serem verificados pela Iberdrola, serão atualizados no aplicativo
  • A Iberdrola acelerou seu plano de infraestrutura de recarga com mais investimentos e apostando na recarga mais rápida: instalará 150.000 pontos de recarga em residências, empresas e vias públicas (urbana e interurbana) em cinco anos

Iberdrola completou o primeiro mapeamento que verifica a infraestrutura de recarga pública elétrica operacional na Espanha. A informação está disponível em seu App de Recarga Pública e até agora inclui mais de 3.600 carregadores em vias públicas para veículos elétricos em 1.200 localizações da Espanha.

Durante sete meses, uma equipe composta por 20 pessoas de Smart Mobility da Iberdrola coletou dados de campo para logo analisá-los e filtrá-los a fim de avaliar sua publicação no App, verificando-se pela primeira vez a existência e operacionalidade dos carregadores e de suas características técnicas.

Ao longo desse processo foram excluídos, por exemplo, os pontos de recarga de uso privado, aqueles onde não havia um ponto de recarga, mas simplesmente uma tomada, ou os que estão desligados ou fora de serviço. Também foram coletadas informações sobre outras tipologias que poderiam ser integradas às seguintes fases de ampliação do App, tais como os carregadores de motos ou bicicletas elétricas.

A rede de recarga pública está em constante expansão, portanto o trabalho continua aumentando com um plano de revisão periódica para revisar se os dados publicados no App são corretos e se foram detectados novos pontos de recarga. 

Através do aplicativo digital de recarga pública da Iberdrola é possível geolocalizar, reservar um ponto de recarga gerenciado pela empresa e pagar com o celular independentemente de ser ou não cliente da empresa, dispondo também de informação verificada e atualizada dos restantes pontos de recarga operados por outros agentes na Espanha. O App, disponível no Google Play e na App Store, já está sendo utilizado por aproximadamente 40.000 usuários únicos.

 

Duas novas funcionalidades para a participação de usuários de veículos elétricos 

A iniciativa adicionou no App Recarga Pública Iberdrola duas novas funcionalidades para que os usuários participem e compartilhem informações com a comunidade de usuários de veículo elétrico. Através de uma delas haverá a possibilidade de informar sobre a existência de um ponto de recarga não incluído no App. Nesse caso, a equipe da Iberdrola fará uma visita, capturará a informação e validará os dados antes de carregá-los no App. Também foi disponibilizada a possibilidade de informar acerca de erros nos dados dos pontos de recarga que serão igualmente verificados antes de sua atualização.

 

Pise no acelerador e reforce seu plano de mobilidade sustentável

Em março a Iberdrola tomou a decisão de pisar no acelerador e reforçar seu plano de mobilidade sustentável, destinando mais investimentos – um total de 150 milhões de euros – para intensificar a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos nos próximos cinco anos.

Apesar do coronavírus a ambição do projeto permanece intacta, pois a empresa acredita que precisamente a eletrificação e a mobilidade elétrica serão a alavanca da reativação econômica e da criação de emprego no mundo pós-COVID.

O novo plano de mobilidade elétrica da Iberdrola prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga para veículos elétricos tanto em residências quanto em empresas, assim como em vias urbanas, em cidades e nas principais estradas e rodovias nos próximos cinco anos.

Nas vias públicas a Iberdrola apostará na instalação de carregadores de carga rápida e colocará à disposição estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

Os usuários de carro elétrico que utilizarem a infraestrutura de mobilidade sustentável da Iberdrola recarregam com energia 100 % verde, proveniente de fontes de geração limpa que possuem certificados de garantia de origem renovável (GdO).

Acesso a informação legal