Notícia

2020-07-29 00:00:00.0

Mediante contrato de compra e venda de energia (PPA), fornecerá eletricidade verde ao complexo industrial do município de Cartagena (Espanha) nos próximos 25 anos

Iberdrola construirá e operará para a SABIC a maior usina fotovoltaica para autoconsumo on site do mundo

  • Com um investimento que se situa perto dos 70 milhões de euros, o novo projeto renovável que promoverá nas instalações da petroquímica terá uma potência instalada de 100 MW
  • O acordo reforça a abordagem inovadora da estratégia renovável da Iberdrola mediante contratos bilaterais, que promovem o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis para grandes clientes comprometidos com o consumo sustentável.
  • Através dessa iniciativa, o complexo industrial da SABIC (Saudi Basic Industries Corporation) se converterá na primeira instalação de produção química em larga escala que opera 100% à base de eletricidade renovável

A Iberdrola e a SABIC avançam em suas respectivas estratégias de negócio e sustentabilidade com a assinatura de um acordo pioneiro de compra e venda de energia renovável de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement), que permitirá que a companhia energética forneça eletricidade verde nos próximos 25 anos ao complexo industrial da multinacional petroquímica em La Aljorra-Cartagena (Múrcia).

Tomando como base esse acordo, a Iberdrola vai promover, construir e operar o maior projeto solar fotovoltaico para autoconsumo on site do mundo. Com um investimento que se situa perto dos 70 milhões de euros, a nova instalação renovável que será construída nos terrenos do complexo industrial da SABIC, terá uma potência instalada de 100 megawatts (MW) e será composta por 263.000 módulos solares. A instalação aumentará em quase 60% a capacidade renovável instalada pela Iberdrola na região de Múrcia e, durante sua construção, serão criados até 500 empregos, muitos deles locais.

O acordo reforça a abordagem inovadora da estratégia renovável da Iberdrola mediante contratos bilaterais, que promovem o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis para grandes clientes comprometidos com o consumo sustentável.

A colocação em funcionamento da usina solar significará o acesso a soluções de policarbonato 100% produzidas com eletricidade renovável para os clientes da SABIC, que pertencem a mercados que incluem o setor automotivo e da construção, atendendo assim à demanda de produtos mais sustentáveis para um mundo que almeja atingir a neutralidade de carbono.

“Os PPAs continuam ressaltando a competitividade das energias renováveis e abrindo oportunidades para o desenvolvimento de projetos inovadores que estão transformando o presente e o futuro energético da Espanha. Os contratos de compra e venda de energia de longo prazo proporcionam estabilidade aos investimentos e se tornaram uma excelente ferramenta para gerenciar o fornecimento elétrico de grandes consumidores, comprometidos com um consumo limpo e sustentável”, explicou Eduardo Insunza, diretor global de grandes clientes da Iberdrola.

Bob Maughon, vice-presidente executivo de Tecnologia & Inovação da SABIC, acrescenta: “Este acordo pioneiro com a Iberdrola é um importante passo para a consecução de nossos objetivos de sustentabilidade e energia limpa de longo prazo. As colaborações desse tipo são a pedra angular de nosso modelo de crescimento empresarial. A usina de energia solar fotovoltaica em Cartagena demonstra que a SABIC continua incentivando a agenda de sustentabilidade na indústria química e que é possível uma transição em larga escala.”

E acrescentou: “nos últimos anos, os inúmeros avanços realizados na tecnologia das energias renováveis tornaram possível seu desenvolvimento nesse nível. Nosso compromisso com a tecnologia e a inovação significa que sempre seremos os primeiros em adotá-las e estamos em uma excelente posição para fazer essa transformação de forma imediata. A nova usina fotovoltaica oferecerá uma redução anual de 80kt nas emissões indiretas de CO2 e reforça nosso apoio e contribuição no que se refere a iniciativas mais amplas em termos de mudanças climáticas como o projeto Europa 2030 e nosso alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, onde podemos ter um maior impacto".


Energias renováveis para uma recuperação verde

A Iberdrola é uma referência no âmbito dos PPAs no mundo e gerência acordos de compra e venda de energia de longo prazo em mercados como a Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e México, provenientes de projetos eólicos e fotovoltaicos com uma capacidade instalada de mais de 2.500 MW. Na Espanha, a companhia promoveu essa modalidade com caráter pioneiro junto a empresas de diferentes setores, tais como bancos, telecomunicações, setor da cerveja, distribuição e marcas esportivas.

A companhia não tem dúvidas de que a eletrificação será a alavanca da recuperação econômica e da criação de emprego no mundo pós-Covid, por isso planeja fazer neste ano investimentos no mundo no valor de 10 bilhões de euros, mobilizando projetos, a atividade industrial da cadeia de valor e a inovação na área das energias renováveis, das redes inteligentes e dos sistemas de armazenamento em larga escala.

A Iberdrola é líder em energias renováveis na Espanha, com uma capacidade eólica instalada de mais de 6.000 MW e mais de 16.500 MW em energias renováveis; um volume que no mundo supera os 32.000 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético. Na região de Múrcia, a Iberdrola opera 178 MW de energia renovável, principalmente eólica.

Saiba mais: Você sabe o que é um PPA e quais são suas principais vantagens? 


Compromisso ambiental da SABIC: sustentabilidade e economia circular

A estratégia de sustentabilidade da SABIC orienta-se pela análise da materialidade a fim de garantir que os recursos sejam direcionados para as questões mais relevantes para seus Stakeholders e o sucesso empresarial. A sustentabilidade é fundamental para o negócio da SABIC, pois ajuda a empresa a criar materiais que beneficiam de forma responsável a economia global, maximizando seu impacto positivo nos clientes e na sociedade, e motivando a inovação, a direção tecnológica e a eficiência operacional.  

A SABIC já está trabalhando para abordar as demandas, sempre em constante mudança, dos clientes e consumidores através de sua carteira e serviços TRUCIRCLE™. A iniciativa TRUCIRCLE abrange os materiais e tecnologias circulares da empresa, incluindo os polímeros circulares certificados a partir da reciclagem química do plástico já utilizado, polímeros renováveis certificados de base biológica, entre outros. A iniciativa é considerada fundamental para que a SABIC impulsione um negócio circular em âmbito mundial e disponha de energia renovável na fonte de produção, contribuindo de forma decisiva para a sua visão de futuro.

 

 

Acesso a informação legal