Notícia
2025-05-22 13:51:00.0 - 2025-05-22 13:51:00.0 UTC +02:00Iberdrola continua em Madri sua rodada de encontros com acionistas antes da Assembleia Geral de 30 de maio
- A iniciativa faz parte do esforço da empresa para promover o envolvimento contínuo dos acionistas no dia a dia da companhia, conforme definido em sua Política de Engajamento.
- A empresa, que realizará a Assembleia em 30 de maio, está em níveis históricos, com capitalização de mercado superior a 100 bilhões de euros.
A Iberdrola deu continuidade hoje em Madri à sua rodada de encontros com acionistas em um evento na Casa de América. A iniciativa, iniciada no começo do ano, busca fomentar um diálogo permanente, fluido e próximo com os acionistas — que estão no centro da estratégia da Iberdrola — antes da Assembleia Geral de Acionistas 2025, em 30 de maio.
Durante o dia, cerca de 700 acionistas devem participar de diversas palestras com Agustín Delgado (diretor de Inovação e Sustentabilidade), Ignacio Cuenca (diretor de Relações com Investidores), Julio Castro (CEO da Iberdrola Energía Sostenible España), Eva Mancera (CEO da i-DE), David Martínez (diretor do Negócio de Clientes na Espanha) e Ana del Villar (responsável pelas Relações com Acionistas da Iberdrola).
A empresa segue assim com a rodada iniciada em janeiro em Valência, que passou por várias cidades espanholas.
Décimo Aniversário da Política de Engajamento
Este ano marca o 10º aniversário da Política de Engajamento da Iberdrola. Em 2015, o Conselho de Administração da empresa aprovou essa estratégia, que está incluída no Estatuto Social e tem como foco principal seus milhares de investidores.
Sob a presidência de Ignacio Galán, a Iberdrola foi pioneira em incorporar essa abordagem à gestão empresarial, buscando facilitar a participação dos acionistas no projeto corporativo por meio da transparência, escuta ativa e comunicação eficaz de forma contínua ao longo do ano, não apenas durante a Assembleia Geral. A Iberdrola comemora este aniversário com um novo espaço de engajamento para seus acionistas.
Diversas Formas de Participar
Todos os acionistas da Iberdrola poderão participar da Assembleia por diversos canais, desde que possuam pelo menos uma ação registrada em seu nome até 23 de maio.
- Os acionistas membros do OLA Clube do Acionista receberão um cartão com um código QR personalizado para votar de forma rápida e simples pelo site votojunta.iberdrola.com. Membros do Clube também poderão votar informando o número de ações ou a senha do Clube.
- O mesmo site estará disponível para todos os acionistas, sejam ou não membros do Clube, utilizando o número de ações ou assinatura eletrônica.
- Também será possível votar via aplicativos de mensagens instantâneas. Para isso, basta enviar uma foto do cartão de delegação e voto assinado por WhatsApp (+34 682 333 782) ou Telegram (conta Junta Iberdrola).
- O e-mail junta2025@iberdrola.es também estará disponível para quem preferir enviar o cartão assinado por esse canal.
- Os acionistas que quiserem votar por telefone poderão ligar gratuitamente para 900 100 019.
- Para os que preferirem o correio, foi disponibilizado o endereço: Caixa Postal 1.113, 48080 Bilbao, para envio do cartão assinado.
- A Iberdrola também disponibilizará pontos de atendimento presenciais em Bilbao, Madri, Valência, Valladolid e Zaragoza, onde será possível delegar e votar de 21 a 29 de maio.
Como incentivo adicional, os acionistas que comparecerem aos pontos presenciais receberão um roupão de brinde, e 30 bicicletas elétricas serão sorteadas entre os participantes que votarem pelo site ou por telefone.
Além disso, a empresa oferece informações contínuas aos acionistas e incentiva seu engajamento por meio do Escritório do Acionista e de um aplicativo interativo para membros do OLA Clube. Também realiza encontros presenciais e online em diversas cidades ao longo do ano, com o objetivo de manter um diálogo permanente, esclarecer dúvidas, receber sugestões e facilitar o acesso à informação sobre a empresa.
A Assembleia Geral — realizada em um momento de valor recorde na bolsa, com capitalização acima de 100 bilhões de euros — votará a aprovação dos resultados de 2024, ano em que a empresa investiu 17 bilhões de euros e aumentou o lucro líquido em 17%, atingindo 5,612 bilhões de euros.
A pauta também inclui a proposta de distribuição de um dividendo complementar de 0,404 euros brutos por ação. Somado aos 0,231 euros pagos em janeiro, o total chega a 0,635 euros por ação — um aumento de 15% em relação ao exercício anterior.
Adicionalmente, pelo terceiro ano consecutivo, a empresa propõe um dividendo de engajamento de 0,005 euros brutos por ação (1 euro bruto a cada 200 ações), pago a todos os acionistas com direito a participar caso seja alcançado um quórum mínimo de 70% do capital social.