Notícia

2022-06-21 07:54:00.0

Iberdrola doa o quadro "El Regreso" de Augusto Ferrer-Dalmau ao Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional

  • O presidente da empresa elétrica, Ignacio Galán, participou do ato de doação da obra de arte e destacou o compromisso da empresa com o Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional
  • Galán ressalta que a empresa elétrica mantém há anos uma estreita colaboração com as Forças Armadas

A partir de hoje, o saguão principal do Centro Superior de Estudos da Defensa Nacional (CESEDEN) exibe a obra do pintor Augusto Ferrer-Dalmau, especialista em batalhas históricas, "El Regreso" (O Retorno). A pintura hiper-realista, que narra um dos eventos mais importantes do exército espanhol, foi revelada pelo próprio pintor e pelo presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, que doou a pintura para a instituição. 

A Iberdrola, como empresa inovadora e global, também se orgulha de sua tradição e mantém um objetivo claro de serviço público ao povo espanhol. E esta tarde demonstrou isto em um evento no CESEDEN, no qual o presidente da maior empresa elétrica da Europa, Ignacio Galán, apresentou o quadro "El Regreso" (O Retorno) de Augusto Ferrer-Dalmau. A Iberdrola doou, assim, esta obra de arte para o principal centro educacional militar conjunto das Forças Armadas espanholas.

Na presença do Tenente-General Francisco de Paula Bisbal Pons, Diretor do CESEDEN, do Almirante-General Teodoro Esteban López Calderón, Chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), e do autor do quadro, Augusto Ferrer-Dalmau, Ignacio Galán destacou que a Iberdrola é uma empresa inovadora e global que compartilha com as Forças Armadas valores como o senso de dever, a solidariedade e a busca constante pela excelência. 

Galán também reiterou a vocação de serviço e compromisso da Iberdrola com os cidadãos e destacou o fato de que a empresa elétrica vem trabalhando junto às Forças Armadas há anos, com uma multiplicidade de iniciativas para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas. Nesse sentido, o presidente da Iberdrola deu como exemplo que a empresa e a Unidade de Militar de Emergência fornecem apoio técnico e logístico mútuo e realizam atividades de treinamento e exercícios de emergência. 

O presidente da Iberdrola afirmou que é um orgulho doar ao CESEDEN o quadro "El Regreso" do grande pintor Augusto Ferrer-Dalmau, uma obra que combina um valor artístico inquestionável com uma reivindicação da grandeza da história espanhola. Ignacio Galán acrescentou que a pintura retrata o apoio da Espanha à independência dos Estados Unidos da América, um fato que a Iberdrola sempre tentou destacar.

Augusto Ferrer-Dalmau, mestre da pintura histórica, recebeu palavras de agradecimento do presidente da Iberdrola, que destacou que o pintor conseguiu transmitir, sempre com honestidade e realismo, as imagens de um longo e brilhante passado militar, tanto na vitória como na derrota.

No passado, a Iberdrola promoveu, por exemplo, a exposição "Bernardo de Gálvez e a presença da Espanha no México e nos Estados Unidos", que destacou a carreira de um dos militares mais brilhantes que o exército espanhol já teve, e a exposição "A memória recuperada", que Sua Majestade o Rei visitou pessoalmente em Nova Orleans.

Em março de 2021, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o Chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), Almirante-General Teodoro Esteban López Calderón, em nome do Ministério da Defesa, assinaram um acordo de colaboração com o objetivo de desenvolver programas de pesquisa e treinamento em diferentes áreas de interesse para ambas as partes.

O acordo ratificou o compromisso de ambas as entidades de consolidar esquemas de P&D&I público-privados que permitam o intercâmbio de conhecimentos, forneçam às instituições novas ferramentas para melhorar o desempenho de suas funções e aumentem a competitividade das empresas. Este acordo inclui o financiamento de atividades de treinamento, tais como doutorado e mestrado, bem como a implementação de novas tecnologias para desenvolver o e-learning nas Forças Armadas.