Notícia

2022-07-03 18:14:00.0

As instalações de treinamento em Las Rozas foram convertidas em uma cidade esportiva sustentável para as equipes nacionais.

Iberdrola e a RFEF inauguram a primeira Cidade do Futebol Sustentável

  • O complexo esportivo possui um sistema de autoconsumo composto por 110 painéis fotovoltaicos para iluminar as partidas das seleções nacionais com energia renovável.
  • Iberdrola instalou 20 pontos de carregamento para veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável entre os atletas e entusiastas.
  •  A iniciativa amplia a colaboração assinada pelas duas entidades para promover a primeira Seleção Sustentável, desenvolvida por ocasião da Copa do Mundo da Mulher na França. 
     


Iberdrola e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) apresentaram a primeira Cidade do Futebol Sustentável nas instalações de treinamento das seleções espanholas de futebol em Las Rozas, Madri.

O acordo assinado por ambas as entidades permitiu a instalação de um sistema de autoconsumo composto de 110 painéis solares fotovoltaicos em telhados e toldos que permitirão que os jogos dos diferentes times de futebol sejam acesos com energia renovável. A produção desta instalação é equivalente ao consumo anual de 30 casas e evitará a emissão de 22 tCO2 /ano.

As instalações também foram equipadas com 20 pontos de carregamento de veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável entre atletas e torcedores. Qualquer usuário de veículo elétrico que venha às instalações poderá fazer uso desses pontos de carregamento com a garantia de utilizar 100% de energia verde, proveniente de fontes de geração limpa. Os pontos de carga elétrica estarão disponíveis no aplicativo móvel Recarga Pública Iberdrola, o único que inclui informações verificadas sobre todos os carregadores de veículos elétricos em operação na Espanha, e que pode ser utilizado para gerenciar a geolocalização do carregador, reservá-lo e pagar pela carga do telefone celular.

"A Iberdrola vem promovendo e energizando o esporte feminino há anos, a fim de criar referências que promovam a igualdade de oportunidades. Além disso, há mais de 20 anos estamos comprometidos com a sustentabilidade ambiental através do desenvolvimento de energia limpa. Com este projeto na Ciudad del Fútbol, estamos combinando dois de nossos principais pilares e demonstrando o grande impacto de nosso modelo energético que, como o esporte, é competitivo e inclusivo", explicou Juan Luis Aguirrezabal, Diretor de Publicidade, Marca e Patrocínios Globais da Iberdrola.

Por sua vez, o diretor de marketing da RFEF, Rubén Rivera, disse estar "satisfeito com esta aliança, que sublinha o compromisso da Real Federação Espanhola de Futebol com os objetivos de desenvolvimento sustentável e cuidado com o planeta". 


Iberdrola, pioneira na promoção do esporte para a mulher  


A promoção do esporte pelas mulheres tornou-se uma alavanca fundamental para a Iberdrola e a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores centrais. Em 2016, a Iberdrola se tornou a primeira empresa a assumir um compromisso firme e global com a igualdade e o empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente a empresa apoia 32 federações: ginástica, triatlo, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, vôlei, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surf, esportes no gelo, esgrima, atividades subaquáticas, boliche, esportes de inverno, halterofilismo, judô, luta olímpica, alpinismo e escalada, natação, patinação, pelota, remo, squash, taekwondo, tênis, tiro com arco e vela. Ela também dá seu nome a 32 ligas, todas ao mais alto nível, e a 100 outras competições com direito a nomeação.

A redução da diferença de gênero no esporte é um compromisso com a igualdade das mulheres através da excelência e se traduz em uma referência importante para as meninas, a partir de sua prática de atividade física e esporte em todos os níveis do sistema educacional, para mostrar-lhes que o caminho para o esporte federado e de alto desempenho também é possível para elas.