Notícia

2022-03-25 13:35:00.0

Iberdrola envia mais de oito toneladas de material humanitário para a Ucrânia

  • A ajuda de emergência foi doada por funcionários através da rede de voluntários da empresa.
  • O grupo Iberdrola também entregou um primeiro lote de 20 geradores para garantir energia para serviços essenciais 

A Iberdrola enviou para a Ucrânia mais de oito toneladas de material humanitário doado por seus funcionários através de sua rede corporativa de voluntários na Espanha. Entre as necessidades básicas fornecidas estão produtos de primeiros socorros, ortopédicos, higiênicos e sanitários, além de utensílios domésticos, alimentos, roupas, cobertores e colchões.

O material será distribuído através de comboios organizados pela Generalitat Valenciana, em colaboração com os governos da Ucrânia e da Polônia e da Fundação ONCE, em coordenação com as Forças Armadas espanholas. O primeiro comboio viajará para vários centros logísticos na Polônia, de onde as autoridades ucranianas distribuirão o material através de corredores verdes, enquanto o segundo comboio irá para os campos e centros de apoio localizados nos pontos de passagem de fronteira.

Esta iniciativa foi desenvolvida dentro do programa Voluntários para a Ucrânia, lançado pela empresa desde o início desta crise humanitária para canalizar a solidariedade dos profissionais da Iberdrola e transferir sua ajuda da maneira mais eficiente para as pessoas afetadas.

Através deste programa, a companhia também está arrecadando fundos, duplicando as quantidades doados por seus funcionários. A coleta será entregue ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para fornecer abrigo, alimentação imediata e cuidados de emergência às milhares de pessoas que estão abandonando a Ucrânia e se aglomerando nas fronteiras.

A empresa também apoiará os refugiados ucranianos que cheguem à Espanha através de sua iniciativa Iberdrola con los refugiados (Iberdrola com os refugiados), que busca ajudá-los a se adaptar, promover sua integração e melhorar sua autonomia. Desde 2015, esta iniciativa já ajudou mais de mil refugiados de outros conflitos armados, tais como Síria, Palestina, Afeganistão e Mali.

Além disso, o grupo Iberdrola enviou um primeiro lote de 20 geradores à Ucrânia para manter a operação de serviços essenciais como hospitais, centros de acolhimento ou estações de tratamento de água.

Uma equipe solidária e comprometida

Com seu Programa Internacional de Voluntariado, o grupo Iberdrola tem como objetivo motivar seus profissionais a participar de projetos sociais destinados principalmente a grupos vulneráveis, melhoria ambiental e desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, cerca de 200 funcionários vão começar este fim de semana na Casa de Campo de Madri a plantação de azinheiras que contará com 3.000 exemplares. Este reflorestamento contribui para remediar os pesados danos causados em 2021 pela tempestade Filomena, que afetou mais de 440.000 árvores.

O programa de voluntariado da Iberdrola tem sido o único de uma empresa espanhola a ser reconhecido como uma prática pioneira pelas Nações Unidas em seu relatório Transforming Lives and Communities, publicado em setembro de 2021. Este programa já foi premiado pela IMPACT2030 com o Innovation Award 2018, em reconhecimento a seus métodos inovadores para avançar com o cumprimento dos ODS através de seu capital humano.