Notícia

2023-07-11 08:55:00.0

Forneceremos energia limpa para a Vodafone na Alemanha, Portugal e Espanha

Los acuerdos con empresas como Vodafone son cada vez más importantes para permitir la construcción de nuevos proyectos de energías renovables

Aitor Moso

Diretor Global de Clientes da Iberdrola

  • O grupo energético fornecerá à companhia de telecomunicações um total de 410 GWh, equivalente à demanda anual de mais de 117.000 residências
  • A energia será procedente das usinas fotovoltaicas de Cedillo, em Cáceres, Velilla, em Palência, e Boldekow, na Alemanha

A Iberdrola e a Vodafone acabam de assinar três novos contratos de compra de energia limpa, conhecidos como PPAs, na Alemanha, Portugal e Espanha. Além disso, as duas empresas se comprometem a trabalhar juntas para buscar novas oportunidades de PPA e iniciativas de sustentabilidade na Europa.

Os novos acordos permitirão que a Iberdrola forneça à Vodafone um total de 410 gigawatts-hora (GWh) de energia fotovoltaica em três países, ajudando a acelerar o caminho da Vodafone rumo à energia zero e aumentando sua segurança energética. A energia em questão equivalente à demanda anual de eletricidade de mais de 117.000 residências. 

  • Para a Vodafone Espanha, foi estabelecido o fornecimento de 280 GWh por ano, que será procedente da recém-construída usina fotovoltaica de Cedillo, em Cáceres (Espanha).
  • Para a Vodafone Portugal, o PPA fornecerá 80 GWh por ano a partir da recém-construída usina solar fotovoltaica de Velilla, localizada em Palencia (Espanha).
  • Para a Vodafone Alemanha, o acordo de PPA assinado fornecerá toda a energia produzida pela usina fotovoltaica de Boldekow, o primeiro projeto solar da Iberdrola que será desenvolvido no país. A usina terá uma capacidade total de 56 MWp e será construída no estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental. A instalação estará totalmente operacional em 2024.

Além disso, e como parte do objetivo comum de ambas as empresas de reduzir as emissões de CO2 e cumprir as metas de transição energética, a Iberdrola já instalou mais de 140 carregadores elétricos nas principais instalações da Vodafone na Espanha e fornece serviços de gestão e otimização para sua operação.

Aitor Moso, Diretor Global de Clientes da Iberdrola, afirmou: "Tanto a Iberdrola quanto a Vodafone estão comprometidas em conectar clientes e comunidades a um futuro mais limpo e inteligente. Como promotores globais de energia limpa, temos projetos em todo o mundo que nos permitem apoiar empresas multinacionais como a Vodafone, que estão comprometidas com a sustentabilidade em suas operações comerciais. Os acordos com empresas como a Vodafone são cada vez mais importantes para permitir a construção de novos projetos de energia renovável, e agora esperamos acelerar a entrega dessas usinas solares fotovoltaicas”.

Joakim Reiter, Diretor de Assuntos Externos e Corporativos do Grupo Vodafone, disse: "Esses acordos em toda a Europa reforçam o compromisso da Vodafone em garantir que nossos clientes continuem se beneficiando da eletricidade proveniente de fornecimento 100% renovável. Eles também proporcionam à Vodafone uma maior segurança energética e uma certeza de preço a longo prazo, à medida que trabalhamos para conseguir que nossas operações sejam de energia líquida zero até 2030." 

"Para atingir as metas de zero líquido que estabelecem o Acordo de Paris, o mundo enfrenta a difícil tarefa de garantir que cerca de 90% das necessidades de eletricidade do mundo sejam geradas a partir de fontes renováveis e livres de carbono. O anúncio de hoje é um ótimo exemplo de como as operadoras de telecomunicações, como a Vodafone, podem ajudar a acelerar essa transição essencial ao se tornarem participantes importantes na implantação de energia renovável", afirmou.

Ambas as empresas estão explorando outras opções de contratos de fornecimento de energia de longo prazo para apoiar as ambiciosas metas de redução de emissões da Vodafone na Europa, assim como outros tipos de projetos sustentáveis para descarbonizar ainda mais suas operações no futuro.

Garantir um comprador de longo prazo para a produção de eletricidade limpa permite que a Iberdrola acelere a construção e o início das operações de seus projetos. Essa relação reforça a estratégia da Iberdrola de firmar acordos bilaterais que promovam o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis para grandes clientes comprometidos com o consumo limpo e sustentável.

Líderes em contratos de longo prazo

Como pioneira na oferta de soluções de energia limpa para parceiros industriais, a Iberdrola gerencia 78.000 GWh/ano de contratos PPA em todo o mundo e trabalha com empresas de diferentes setores. 

A companhia elétrica líder na Europa e segunda maior do mundo também mantém alianças através de PPAs com a Amazon, Telefónica, Mercadona, Holcim, Heineken, ABInBev, Apple, De Acero, VW-SEAT, Mercedes e Renault, entre outras. Aliás, nas últimas semanas, a Iberdrola fechou dois PPAs com a siderúrgica Stahl Holding Saar (SHS) e o Grupo Salzgitter, que serão abastecidos pelo parque eólico offshore Baltic Eagle da Iberdrola, em construção no Mar Báltico.