Notícia

2022-08-01 04:40:00.0

Iberdrola fornecerá energia verde aos hotéis e sedes do RIU Hotels & Resorts na Espanha

  • As duas empresas assinaram um contrato de longo prazo para o fornecimento de eletricidade 100% renovável e estão considerando estendê-lo a instalações localizadas no exterior

A Iberdrola e o RIU Hotels & Resorts assinaram um contrato de longo prazo para o fornecimento de energia verde aos hotéis e sedes da empresa hoteleira na Espanha, que representam um consumo anual de aproximadamente 70 gigawatts-hora. 

O acordo, que entrou em vigor em agosto, permitirá ao grupo hoteleiro servir de forma sustentável os hóspedes que pernoitarem nos mais de 11.000 quartos distribuídos pelos 27 hotéis que o grupo RIU possui na Espanha com energia 100% renovável, evitando a emissão de 30.000 toneladas de CO2, que equivale à captura realizada por aproximadamente 300.000 árvores.

Além disso, a Iberdrola e o grupo RIU estão estudando a possibilidade de estender esse contrato a estabelecimentos localizados em países onde ambas as empresas operam, como outros países europeus e o México, para os quais as diferentes seções internacionais das empresas já iniciaram contato preliminar.

O diretor de compras do RIU Hotels & Resorts, Bartolomé Enseñat, considera que este acordo "é um grande passo rumo ao nosso objetivo de ter uma operação cada vez mais sustentável. Estamos orgulhosos de poder dizer a todos os nossos clientes e parceiros que toda a energia que usamos na Espanha a partir de agora tem uma origem renovável certificada pela CNMC. A Iberdrola tem sido o sócio ideal para atingir esse objetivo e esperamos que esse seja apenas o começo, já que nossos objetivos de sustentabilidade são ambiciosos”.

Por sua vez, o delegado da Iberdrola nas Ilhas Baleares, Miquel Cardona, agradeceu ao grupo RIU por "ter escolhido a energia verde da empresa para abastecer seus clientes na Espanha de forma mais sustentável e comprometida com o meio ambiente, e esperamos continuar colaborando em diferentes projetos para seguir unidos e aumentar a eletrificação de sua atividade".

A Iberdrola tem a energia verde como base para uma economia sustentável

A Iberdrola se comprometeu há 20 anos com uma estratégia de crescimento sustentável baseada na eletrificação. A empresa planeja investir 150 bilhões de euros até 2030 em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento de energia, a fim de permanecer na vanguarda da revolução energética.

Este compromisso pioneiro permitiu ao grupo Iberdrola se tornar- líder mundial em energia, com mais de 38.300 MW de energia verde instalados, dos quais 19.300 MW estão na Espanha (2.200 MW são provenientes de fotovoltaica solar).

A empresa pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir sua intensidade de emissões globais para 50 gCO2 / kWh até 2030, tendo já atingido uma intensidade de emissões de 60gCO2 /kWh na Europa graças a seu compromisso com a transição energética e o Acordo de Paris.

O grupo RIU está comprometido com a sustentabilidade em seus estabelecimentos

A criação do departamento de compras de energia é uma das realizações deste ano da área de Sustentabilidade do RIU e este acordo é seu primeiro grande projeto. Trabalhar na redução das emissões de CO2 é um dos principais objetivos da cadeia, que também está trabalhando em outros projetos relacionados à economia circular, um compromisso muito abrangente que envolve a gestão e reutilização de resíduos, assim como o impacto positivo na economia local; a digitalização de processos, que permite a redução do uso de papel e a melhoria dos processos e condições de trabalho, e certificações de sustentabilidade, que representam um compromisso global da operação do hotel.